sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vale tudo...


Será quase consensual que o tipo de jornalismo que Manuela Moura Guedes praticava actualmente no seu Jornal Macional, às sextas feiras, na TVI é o exemplo do que não deve ser um jornalismo decente: isento e pluralista. Tomando como alvo do seu ódio – e os ódios de MMG são demasiado conhecidos ao longo da sua vida profissional – o Primeiro Ministro José Sócrates, ela nunca olhou a meios para obter trunfos para a sua cruzada, e sentia-se perfeitamente protegida, internamente pelo marido, José Eduardo Moniz, senhor todo poderoso desta estação televisiva, pertença do grupo espanhol Prisa.

Toda a gente viu como um sujeito, pelo qual também não nutro especial simpatia, o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, a desmascarou em pleno programa descendo ao nível dela, mas finalmente dizendo-lhe o que ela mereceu ouvir.

Na sua campanha contra Sócrates, o caso Freeport foi o grande manancial onde MMG foi buscar material para obter os seus fins, e já agora, um aparte: porque razão este caso não foi nunca resolvido e só se torna “interessante” em anos de eleições (2005 e 2009)??? Estranha coincidência…

Claro que Sócrates reagiu como qualquer cidadão com responsabilidades às calúnias e mostrou publicamente o seu desagrado; pergunto eu, quem no seu ligar o não faria? Se o não tivesse feito lá viriam o “quem cala consente” ou o “silêncio insuportável”…

A três semanas das eleições, ontem, MMG toma conhecimento de que o seu programa é cancelado, decisão do grupo espanhol Prisa, e contra a qual está toda a direcção portuguesa desta estação; de imediato, o conjunto das oposições reage e de uma maneira velada ou desabrida conecta esta decisão a Sócrates, com especial destaque para o “mordomo” de Manuela Ferreira Leite, Aguiar Branco.

Sendo, e disso não resta qualquer dúvida, além da visada MMG, Sócrates e o seu partido os grandes prejudicados, neste momento eleitoral, com a suspensão do programa, seria uma asneira, uma autêntica burrice política, senão mesmo um suicídio político (só comparável às asneiradas de Santana Lopes), que Sócrates tivesse alguma responsabilidade nesta decisão.

Podem chamar-lhe mentiroso, detestá-lo, caluniá-lo, eu sei lá mais o quê, mas penso que NINGUÉM, nem os seus mais acérrimos opositores o considerarão estúpido!

Houve uma exigência de Sócrates para que a Prisa esclarecesse este despedimento, o que o grupo já explicou; não me venham a dizer que a Prisa, por estar conotada com o PSOE espanhol o fez para “ajudar” Sócrates; será que Sócrates tem poder tal para isso? Ridículo! Será que Zapatero é também suficientemente estúpido para “ajudar” Sócrates? Ele tem problemas suficientes no seu país.

O que é vergonhoso é que a oposição reaja como reagiu a este caso, principalmente com a pompa e circunstância “magoada” como o fez Aguiar Branco; este lacaiozito de serviço que não se esqueça que era Ministro da Justiça quando o PSD mandou calar a voz incómoda, na altura, de Marcelo Rebelo de Sousa na mesma TVI; assim como o PCP vem agora invocar a liberdade de imprensa, mandando às malvas o velho caso “República” do Raul Rego ou os saneamentos em massa do director do DN, em pleno PREC, José Saramago.

Esquecem-se dos telhados de vidro…

Parece-me que esta campanha eleitoral está a enveredar, pela parte do PSD, do “vale tudo”, até foram agora buscar um assunto do ano passado, mas que agora é necessário usar para denegrir ainda mais Sócrates ( a história mal contada de um tipo qualquer chamado Relvas) – NOJENTO! E parece que mais coisas hão-de vir; quando não se tem argumentos políticos ou alternativas, faz-se assim, é a política do “bota abaixo”.

Porra! Porque não falam da “excelência” da Ministra da Educação que foi Ferreira Leite em vez de virem a dar pancadinhas nas costas dos professores, sabendo que fariam o mesmo ou pior quanto ao método de avaliação (propõem algum? Não, claro, depois se verá…). Porque não falam nas medidas tomadas por Ferreira Leite como Ministra das Finanças e que agora são completamente viradas do avesso pela própria MFL?????

Não! Nada disso interessa, o que interessa é rasgar, é negar, é culpabilizar, e não importam os meios.

Que tristeza!!!!!!!Que nojo!!!!!

P.S. (sem piada) - Fala-se já há tempos da eminente saída de José Manuel Fernandes de director de "O Público"; devem estar a aguardar a última semana da campanha para o Belmiro o "despedir" e criar mais um "grave atentado" á liberdade de imprensa...esperem para ver...

40 comentários:

  1. concordo contigo que o Socrates não é estúpido. mas as relações entre o poder económico e o poder político são muito confusas e complexas, e há muita poeira no ar, a maior parte dela levantada propositadamente. e os media são um dos campos onde essa relação se joga e disputa. parece-me que neste episódio não há inocentes, e mete-me um bocado de asco ver toda a gente a cagar postas de pescada como se fossem virgens santas.

    a única coisa boa que daqui resulta, ainda que, a meu ver, seja um mero efeito colateral deste episódio, é mesmo vermo-nos livres da mmg e do estilo rude, arrogante e arruaceiro que ela cultivava a benefício das audiências.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu estava na duvida em relação ao meu voto entre o PS e o Bloco de Espquerda, nas europeias votei bloco, mas agora e depois disto vou votar PS.
    Adeus Manela vai e não voltes!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Isto está cada vez mais parecido com a politica americana! Lembras-te do amigo de infância de Obama que era bombista? Ou o Joe the Plumber? Ou quanto gastou Sarah pailin em roupa? Ou como Obama usou o jacto para visitar a avó que estava a morrer?
    Vai-se buscar tudo nem que seja lá bem no fundo do baú! A única diferença é que aqui não temos de facto um salvador da nação mas não tenho ammenor dúvida que o Sócrates é ainda e será a melhor opção!

    E MMG, ninguém a ouviu falar? Agora já não abre a bocarra?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eu estou chocado com blogs a manifestarem-se contra o governo por ter tido um alegado acto de censura. Estou mesmo enraivecido!
    Possa, eu no lugar do Sócrates tinha feito a Manuela Moura Guedes engolir o botox todo que tem na cara!
    Sabe qual é que é o problema?
    Não é a falta de deontologia dos jornais da TVI. É a falta do reconhecimento da Opinião Publica, de que o Jornal Nacional não é profissional! É o povinho português manifestar-se sempre a favor da escandaleira desenfreada e da fofoca. É a merda de povo que temos, que não tem valores, nem consciência, nem moral, que só vê os seus objectivos, que pensa enquanto “maioria” e não enquanto pessoa singular!
    Desculpe, estou enervado com esta situação desde que ontem vi os partidos da oposição a servirem-se disto para fazer campanha contra o Primeiro. Eu não voto PS, mas verdade seja dita, o homem é um senhor. E senhores são aqueles que não se levam por oportunidades deste calibre (as primeiras que vêm à frente, como que desesperados), para deitar por terra alguém.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Desculpa-me isto pinguim:

    "Tongzhi disse...
    O grande problema deste teu excelente texto é apenas um: em politica não se pode usar esse raciocínio simples e dedutivo. Em política,infelizmente, os fins justificam os meios."


    São as pessoas que não são reaccionárias aquilo que acabou de dizer que fazem o pais medíocre que temos!

    ResponderEliminar
  7. Miguel
    como sabes, comento sempre os comentários e tenho consciência que este é um post que vai ficando completo e enriquecido com as vossas opiniões, mesmo que não apoiantes da minha linha de pensamento; mas na política é assim mesmo, nem eu venho aqui com o fim de modificar o voto de quem quer que seja, nem ninguém modifica o meu: mas pode falar-se, dizer o que se pensa, com elevação e tolerância; é isso que fazes no teu comentário, do qual retiro duas grandes concordâncias: a de que os "media" cada vez são mais importantes numa decisão eleitoral (não é por acaso que o jornalismo, quer escrito quer das Tv's é considerado o quarto poder), e que finalmente aquele péssimo exemplo de jornalismo que MMG representa, se calou, pelo menos na TVI).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. João
    foi ao comentar o post sobre o mesmo assunto no teu blog, que reparei que me estava a alongar e pensei em dizer tudo o que pensava sobre o assunto. Assim, foste indirectamente a "alavanca" desta postagem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Olá Félix
    como sempre muito racional o teu raciocínio; claro que nós aqui em Portugal sempre fomos uns bons imitadores do que se faz lá fora e está muito oportuna a tua comparação com as eleições americanas; concordo acima de tudo com o que dizes quando referes que aqui não há um "salvador" da pátria; eu reconheço muitos erros na política de Sócrates, não sou um seguidor "ortodoxo" e portanto mais à vontade estou para dizer como tu, que apesar de tudo, voto Sócrates.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Tong
    conheço perfeitamente os teus argumentos e vou ao ponto de te dizer, que se estivesse no teu lugar, estaria com dilemas no sentido do meu voto; mas não é disso que este post trata e tu sabes reconhecê-lo. As reacções a este caso são impressionantes e apesar de tudo as menos contundentes até são as do Bloco, porque não foram proferidas pelo Louçã (a este parece que lhe subiu o poder à cabeça e já é tanto ou mais demagogo que os restantes e até já põe a hipótese de um dia ser Primeiro Ministro); as de Aguiar Branco são um escarro, e só os apaniguados do PSD (nem todos, felizmente) as poderão apoiar.
    Que seja como dizes, confio que o povo português não seja estúpido (não tem sido) e dê o poder a quem melhor, neste momento, possa fazer o melhor por Portugal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Vasco
    o facto de não votares PS não tem a mínima relevância para mim, acredita-me; lá terás as tuas razões para a opção que irás tomar.
    Isso deixa-me ainda mais à vontade, para te dizer que muito me agrada o comentário que aqui deixaste, pois nunca podemos generalizar uma questão, e neste caso é recorrente ouvir dizer que Sócrates ao longo de 4 anos de governação, não fez absolutamente nada de positivo, nada de relevante; é tão idiota dizer isso como seria, num extremo oposto dizer que tudo foi bom e acertado.
    São estes extremismos, que mais não são que intolerâncias que eu não suporto.
    E, como dizes, com todos os seus defeitos, Sócrates mostrou uma coragem governativa que o distancia e muito, pela positiva, dos anteriores Primeiro Ministros, Guterres e D.Barroso (omito Santana propositadamente, porque foi apenas um "erro de casting").
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Vasco e Tong
    ao contrário do que faço nos comentários que fazem directamente às postagens, não comento os comentários entre terceiros; apenas os registo e os acho sempre enriquecedores.
    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente contigo, e este ano toda a vida politica está me a meter um nojo, a Manuela, o Santana e o Paulo Portas a fazerem-se de santos... e o pessoal a comprar o que eles vendem...

    Enfim, sem mais comentários, abraços

    ResponderEliminar
  15. Pinguim,
    Quando algo é dito que me desperte a atenção eu manifesto opinião, onde essa pode ser manifestada.

    Tongzhi,
    Como é que não percebendo algo faz considerações acerca desse algo?

    Eu não gosto de fazer dos outros blogs campo de batalha, e aliás, não foi minha intenção "atacar", ou ser percebido como "atacante" ao que referiu no posterior comentário.
    Simplesmente reajo de forma impulsiva a determinadas coisas... O seu ultimo comentário também me fez reagir, mas por motivos diferentes… Quando refere facilitismo, por exemplo. Mas não me irei adiantar. Se quiser esclareço o meu ponto de vista via mail, disponível no meu perfil. Se não, já disse tudo o que tinha aqui a dizer sobre o tema com que o nosso amigo pinguim nos prendou.

    ResponderEliminar
  16. TUSB
    já sabia que reagirias assim, conhecendo a tua maneira de ser; mas prepara-te para mais "baixezas", venham elas de onde vierem...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Vasco
    só um pequeno apontamento: não considero isso uma batalha, mas uma troca de impressões e muito menos me incomoda que utilizem este blog: ele é público e desde que o que nele é dito, seja conforme às boas regras da educação, é sempre um espaço à disposição.
    Abração.

    ResponderEliminar
  18. Vasco,
    De facto tem toda a razão ao não ser elegante utilizar este espaço para explicações.
    Eu apenas não percebi a frase que citou do meu comentário.
    Mas como eu não estou nisto dos blogs para criar "casos" deixo à consideração do pinguim o publicar este comentário ou envia-lo a si por email.
    Entretanto, vou apagar os meus comentários a este post
    Abraços

    ResponderEliminar
  19. Querido amigo,
    Bem sei que tenho andado afastada destas lides, mas como deves calcular, e trabalhando eu em turismo, Julho e Agosto são meses infernais no que toca a trabalho.
    Beijos muitos e aquele abraço

    ResponderEliminar
  20. Eu, um mero estreante nisto dos blogues, tenho sempre procurado um distanciamento de todo o tipo de questões políticas, e aqui sinceramente, com este caso da mmg, ainda pensei umas quantas vezes sobre se havia de comentar, mas optei pelo silêncio... Não gosto dela, nem do estilo nem do jornal nacional de 6ª, que por norma não vejo. Mas tambem mentiria se dissesse que sou um fervoroso adepto do nosso primeiro. Mas o que para mim aqui está em causa acaba por ser o aproveitamento vergonhoso que se faz dos casos, e que faz com que a nossa política degenere na baixeza e na sujidade que se vê... com um lavar constante de roupa suja em público, através dos media.
    E eu que me lembro demasiado bem das inúmeras asneiras da nossa "avózinha" enquanto foi ministra da educação, porque as senti na pele, num governo onde tudo valia na educação menos termos ministros a sério e que se preocupassem com o que deviam (e sucederam-se tantos, nos governos do Prof. Cavaco)...
    Resumindo, e concluindo, até porque já me estou a alongar demais, o que me entristece profundamente é que este género de situações sirvam de arma de arremesso, e que façam a justiça arrastar-se, os partidos descerem ao mais baixo da imundície, apenas para garantirem votos. Quanto a mim este tipo de atitudes só servem para descredibilizar a nossa democracia, tão sentida e dura para ganhar, e não fazem concerteza com que os mais novos se interessem mais e não optem pela abstenção... infelizmente!

    Desculpa-me pela extensão do comentário. Abraços e até já.

    ResponderEliminar
  21. migo, a política é assim mesmo, calculista, suja e nojenta...em todo o lado a política é assim. Naturalmente que seria muito burro da parte da administração Sócrates ter algum tipo de resonsabilidade...mas nada mas nada mexe melhor com a cabeça do povo senão a política...e por isso para o povo e opinião pública (tão empírica) que nós temos e somos, a política irá levar e manusear o jogo para que sejam tiradas as conclusões erradas...não obstante, se a política de PSD (nem acredito que a Manuela F. Leite tenha algo a ver pois não a acho tão inteligente a esse ponto) consegue fazer crer a opinião pública que o Sócrates tem algo a ver com o despedimento da Manuela foi porque ele mesmo deu espaço pa isso no momento em que publicamente a desencantou de travesty. A política PSD está simplesmente a aproveitar-se desse deslize e leva as pessoas a juntarem um mais um...mas um mais um (2) é diferente de um e um (11)...

    ResponderEliminar
  22. Olá Blue
    percebo perfeitamente a tua situação; quando me referi no teu blog aos comentários não quis falar nos teus comentários, mas não haver lugar a comentários nos teus últimos posts.
    Beijinho e descansa.

    ResponderEliminar
  23. Ricardo
    o teu comentário é tudo menos novo e vem de encontro ao que eu quis significar com este texto e que aliás está implícito no título: "vale tudo".
    É este vale tudo que eu não compreendo e não as opções de cada um, que eu respeito muito; mas com atitudes destas da parte da nossa classe política, cada vez menos gente se interessará por política e depois queixam-se de elevadas abstenções...
    Abraço amigo.

    (Foi uma noite muito agradável, obrigado).

    ResponderEliminar
  24. Ima
    é uma vergonha, uma sujeira e uma imensa tristeza termos a classe política que temos.
    Onde estão os políticos com carisma? Não há um só...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Realmente, neste momento não me revejo em nenhum partido político... mas reconheço que Sócrates tem um plano pelo menos... e que tem tentado fazer algo...muito haverá que fazer, mas não vejo mais ninguém capaz de fazer seja o que for... digo eu... Quanto à MMG e ao tipo de jornalismo(?) que faz...já devia ter ido há mais tempo (nem me lembro de ver a tvi, quanto mais o jornal de sexta)...e dizer que o primeiro ministro teve algo a ver com isso, é fazer de nós parvos, e realmente, um aproveitamento eleitoralista, como já vem sendo hábito aliás.
    Para dizer a verdade, estou cheia desta campanha!!!!!!!

    ResponderEliminar
  26. Eva
    a campanha ainda não começou, mas "promete"...vómitos!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Palavras para quê?
    Está tudo dito, se os políticos viessem ver o teu blog aprendiam muito mais do que aquilo que pensam saber. Quanto ao comentário ao meu blog, eu já la tenho gatos, ;) ,mas um dia faço uns diferentes.
    Um grande abraço e um óptimo fim de semana.
    Bruno Cardona

    ResponderEliminar
  28. Olá Bruno
    os políticos na generalidade, e alguns em particular só estão preocupados em conquistar o poleiro seja à custa do que for; se fosse condição para ascenderem ao poder visitar blogs, eles decerto o fariam, como aliás alguns deles fizeram em relação a alguns blogs de opinião; mas este é um blog de opinião sim, mas também pessoal, de diversão e sobretudo de partilha, palavra que não deve constar no dicionário dos políticos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Sejamos lógicos. Quer dizer a 3 semanas das legislativas o Socrates iria dar este tiro no pé com esta decisão política e arriscar as poucas hipoteses de ser reeleito? Não me parece...

    A política em Portugal está a chegar a um descrédito sem precedentes. Os politicos não tem credibilidade absolutamente nenhuma. Socrates com o lobo em pele de cordeiro e as suas constantes mudanças no tom de discurso. O PSD e o PP de facto não se olham ao espelho. Os seus lideres já deram prova do seu talento infelizmente para Portugal. Depois temos o lirismo convergente do BE e do PCP que deu lugar ao mais desinteressante debate desta semana. Quer dizer... Venha o diabo e escolha né?

    Cerne da Questão. Manuela Moura Guedes é uma péssima jornalista ( a meu ver) e o Jornal Nacional de 6a só tem a ganhar com isso... Agora não façam do Socrates o burro que ele n é...

    ResponderEliminar
  30. Pedrosense
    não podia estar mais de acordo contigo em tudo o que dizes no teu comentário.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Qualquer dia ainda vemos alguns dementes a dizer que a gripe A foi obra do Sócrates ou que o aquecimento global foi resultado de má governação por parte do PS. Enfim...os bóbis ladram e a caravana passa.

    Já se começou a perceber que nesta campanha vale e vai valer tudo..até arrancar olhos.
    Como referiu o Félix, a campanha americana foi do mais baixo e do mais reles que pôde haver e por cá as coisas devem seguir o mesmo caminho.
    Entristece-me que não se discutam as questões e os verdadeiros problemas que nos interessam e que em vez disso se perca tempo com novelas de cordel.
    Depois ainda se admiram de nos dias de eleições a abstenção ser tão grande.

    Quanto à questão da MMG...só teve o que merecia. Como era possível existir um programa de variedades com "jornalismo" à mistura onde era suposto haver um serviço de informação?
    Só lá se mantinha porque o patrão era também o seu maridão. Aliás,o antigo presidente da Media Capital, Pais do Amaral, já veio dizer que com ele o jornal de sexta nunca teria existido.
    O timming para o cancelamento do jornal de 6ª não foi seguramente o mais adequado e o episódio foi uma autêntica estupidez e tonteria.
    Estupidez idêntica ou maior para os que acusam JS de ser o responsável: seria ele assim tão otário que, a fazê-lo, escolhesse uma altura destas?

    Sócrates vai-se manter no cargo. Isso anda a deixar o resto bastante nervosos e desnorteados, levando-os inclusive a terem grandes ataques de amnésia (mas selectiva).

    Como costumo dizer, Portugal é um ganda país. O meio político um cabaret.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. Miguel
    claro que tudo o que dizes está certo, mas permite-me destacar a excelência da frase "o meio político (português) é um cabaret"; espectacular!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Essa mulher parece-me cada vez mais uma boneca insuflável, o que contribui para o aumento da raiva e do nojo e de tudo o que é de negativo que eu tenho dela. Só me lembro do escândalo que houve no JN quando o Marinho Pinto foi entrevistado e confesso que nesse dia, a pobre coitada ouviu das boas. Nunca é demais, para dizer a verdade. Depois disso, não sei como foi possível o JN de sexta ainda ir para o ar, mas é a tal coisa... quando se é mulher do patrão tudo muda e ficamo-nos pelas sombras de todas as bananeiras...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Martinha
    deixou de ser a mulher do patrão, (que saiu da TVI para melhorar a sua vida e de que maneira), e agora que paga as favas é o Sócrates.
    Estou quase a fazer um comunicado à imprensa a dizer que culpo o Sócrates de ontem não me ter saído o euromilhões...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  35. E uma situação muito grave dada a altura em que o país se encontra mas concordo que este senhora seja afastada da televisão ou mesmo jornalismo devido á enorme falta de ética que tem.

    ResponderEliminar
  36. Olá Ricardo
    o "timing" foi o pior possível; e perante tanta insinuação caluniosa, apetece mesmo perguntar se não terá sido "trabalhado" esse timing para prejudicar precisamente o PS...
    Abração.

    ResponderEliminar
  37. Não devias falar do que não sabes. Parece que és o dono da verdade. Tu como és do PS tomas as dores que não devias ter, porque és parcial e de cinismo está também o céu pleno de palavras, palavras e palavras!
    Aprende a saber e depois fala.
    É por isso que não gosto do teu blog e sempre que entro tenho mais um motivo pra não vir aqui. Parece que tens o rei na barriga, mas tens apenas ar e vento na barriga meu caro. És como o teu bem amado Sócrates. A ver vamos. Há coisas deste caso que só daqui por muitos anos ficaremos a saber. Por isso não digas disparates.

    Fernando

    ResponderEliminar
  38. Fernando
    com certeza és uma de duas coisas: ou és estúpido ou masoquista, pois só assim continuas a ler um blog que detestas.
    Eu, nestes casos de blogs ou pessoas de que não gosto, corto o mal pela raiz: não me interessam e passo bem sem eles; como também não gosto da forma mal educada deste teu comentário, corto o mal pela raiz: publico-o, dou-lhe a devida resposta e acabou-se.
    Escusas de gastar tempo a enviar novos comentários pois não serão publicados.

    ResponderEliminar
  39. Nunca defendi o tipo de jornalismo feito pela MMG e até "gostei" da resposta de Marinho Peres quando ela na célebre entrevista lhe chamou ou comparou a um "bufo" e considero que o cancelamento já devia ter sido feito há muito tempo.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Olá Isabel
    o "timing" foi péssimo, sem sombra de dúvida; eu não tenho prestado atenção aos desenvolvimentos, mas parece que começam a vir ao de cima certas prepotências que MMG tomava na TVI e o mau ambiente reinante...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!