sábado, 24 de outubro de 2009

Luz Verde


Há uns dias atrás publiquei uma entrada – “Cartão Vermelho”, na qual dava continuidade a um interessante desafio de nomear dez factos ou pessoas que por algum motivo não fossem alvo da minha simpatia. Arrumada a questão deveria nomear dez blogs para continuarem essa corrente; note-se que não se trata de prémios ou “selos” dos quais a blogosfera está cheia e que, nalguns casos, até são criados para aumentar o número de leitores/comentadores.

Dos blogs nomeados, alguns não “acusaram a recepção”, mas outros houve que responderam e de entre eles, pela sua originalidade destaco a resposta da Denise, que desafia alguns blogs, entre os quais os dois que a nomearam a citar o oposto, ou seja aquelas pessoas ou situações que nos merecem , sem reservas luz verde. É um desafio pela positiva e só por isso merece logo o meu apoio, pois há sempre a tendência para criticar, apontar defeitos e citar pessoas que não nos são simpáticos; e como não é mais um desafio para dar seguimento, mas sim ficar por aqui, é com gosto que aceito destacar agora, em termos gerais, grupos de pessoas ou situações que me estimulam e me fazem acreditar que pode e deve haver dias felizes.

Sem qualquer critério de ordenação passo a citá-los:

- Os que lutam pela Paz, em diversos campos.

- Os que alegram o nosso viver, pois o riso, ou pelo menos o sorriso é essencial à vida.

- Todos aqueles que através da música e do canto, nos mais variados géneros, nos acompanham e estimulam

- Os que através dos seus escritos, quer ficcionados, quer reais nos aumentam o saber e nos transmitem conhecimentos.

- Os que remam contra a maré da descriminação, em relação a todas as minorias, de raça, de orientação sexual, de credos religiosos e de outros grupos marginalizados (ciganos, prostitutas, emigrantes, sem abrigo…eu sei lá!)

- Os que através da Amizade, nos ajudam a ser felizes e menos sós.

- Os nossos Amores – Déjan, amo-te muito!

- As “Mães”, pois nada no mundo se pode comparar à felicidade e à dor de trazer à vida um novo ser.

- Os sonhos que nos povoam; sem eles a vida seria uma monotonia.

- A nossa auto estima, já que se não gostarmos de nós quem gostará?

30 comentários:

  1. Que fofo!

    Na verdade, nem eu tinha pensado na ideia do "cartão verde"... Muito bom!

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Luz e verde são completamente incompativeis.

    ResponderEliminar
  3. Gigi
    é sempre bom ver os dois lados da moeda.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Fernanda
    na acepção que lhe dás estou completamente de acordo contigo...eheheh.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  5. Que fofo! (2)
    Lutar sempre pra ver os dois lados e pra não achar que isso de procurar o "bom" das coisas é se enganar - de pessimismo o mundo já tem o bastante! :-)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Edu
    o mal do mundo está aí: temos uma tendência para realçar o lado negativo da vida...
    Abração.

    ResponderEliminar
  7. Há dias felizes, sim! Há momentos felizes, e as razões que evocas são, muitas, também as minhas razões para ser feliz!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Pinguim, não sou pessimista, mas às vezes me parece mais difícil ver as coisas boas do que as ruins. Mas que elas, as boas, existem, isso existem. E concordo ainda mais quando você coloca o amor, a amizade, os sonhos e a auto-estima nessa lista. São fundamentais para que possamos acreditar que há esperança e que, depois do semáforo de luz vermelha, sempre há de vir o de luz verde. Grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Que fofo (3)! (numa tentativa de ser original, hehe.
    Tudo o que aqui referiste tem definitivamente um papel fundamental na vida de todos e de cada um :)


    beijoca

    ResponderEliminar
  10. A sua "luz verde" revela-o como um ser muito interessado pelos valores que nos tornam humanos ...
    Gostei muito do que li!

    ResponderEliminar
  11. Luís
    não tenho motivos para mudar. E já é um pouco tarde para tal...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  12. Justine
    nós nunca somos suficientemente felizes; a felicidade total é utópica, mas tentamos sempre aceder a ela.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Redneck
    eu disse isso mesmo; temos uma natural tendência para sermos negativistas e por vezes não é fácil invocar as razões que aqui deixo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  14. Sandrinha
    a originalidade está na Denise que "deu a volta ao texto" na questão do "cartão vermelho"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Maria Teresa
    a idade e a experiência também vão pesando numa visão mais esclarecida das realidades boas da vida...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Eva
    são as mais sinceras de que me lembro...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Querido amigo,
    Já tenho viagem marcada pró Benfica. Depois mando-te um e-mail para combinarmos um almoço, já que o último soube a pouco.


    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Blue
    para qual Benfica? Espero que não coincida com a minha estadia em Belgrado.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Acho que deveria prestar mais atenção à ultima:)

    ResponderEliminar
  20. Little
    e olha que é das mais importantes; um pouquinho de egoísmo não é defeito nenhum...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Luz... que bonito! "Os sonhos que nos povoam..." Belos pensamentos. Concretos e voadores ao mesmo tempo. Foi muiro bom passar por aqui hoje! Ricardo

    ResponderEliminar
  22. Amigo Ricardo
    fico satisfeito; eu também me sinto muito bem ao passar no teu blog e ver as coisas maravilhosas que descobres e nos ofereces.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  23. Voltei a ler e não podiam ser cartões verdes melhor atribuidos! ;)
    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  24. Excelente texto e grande mensagem, sem dúvida...
    Já agora a foto, tem tanto de místico como de estranho. E a minha mente preversa já se põe com coisas xD
    Destaco o ponto 2, pois é através do sorriso que nós concordamos com as coisas positivas.
    Foi com um sorriso que hoje fiquei por cá.
    abraço

    ResponderEliminar
  25. Félix
    haveria talvez outros, mas estes já chegam e sobram para encararmos a vida de uma forma positiva.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  26. Olá Ruy
    obrigado pelas tuas palavras; quanto à foto, concordo que seja estranha, mas achei belo o efeito do feixe verde de luzes a sair de um vermelho, que aqui (só aqui...) é negativo.
    Fui apreciar melhor a foto, por causa da tua alusão à "mente perversa" e só então percebi onde querias chegar...mas não, aqui não houve segundas intenções, mas já o tenho feito, posso garantir-te isso, eheheh.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Só agora pude ler atentamente este post e fiquei impressionado com o teor das tuas respostas.
    Gostei de todas, particularmente da nº 1, 4, 5 e 10.

    ResponderEliminar
  28. Maldonado
    haveria mais situações, felizmente; mas estas são aquelas, à luz dos dias que correm, que mais me fariam feliz.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!