quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Na casa de Ary

José Carlos Ary dos Santos nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937 e morre também em Lisboa a 18 de Janeiro de 1984 e celebrizou-se como poeta.

Oriundo de uma família da alta burguesia, José Carlos Ary dos Santos, conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos, vê publicados aos 14 anos, através de familiares, alguns dos seus poemas, considerados maus pelo autor.
No entanto, Ary dos Santos revelaria verdadeiramente as suas qualidades poéticas em 1954, com dezasseis anos de idade.
É nessa altura que vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio Almeida Garrett.

Nessa altura Ary dos Santos abandona a casa da família, exercendo as mais variadas actividades para se sustentar, tais como venda de máquinas para pastilhas até à publicidade.
Paralelamente, o poeta não cessa jamais de escrever e em 1963 dar-se-ia a sua estreia efectiva com a publicação do livro de poemas A Liturgia do Sangue (1963).
Em 1969 inicia-se na actividade política ao filiar-se no PCP, participando de forma activa nas sessões de poesia do então intitulado "canto livre perseguido".

Ary dos Santos morreu a 18 de Janeiro de 1984, na sua casa, na rua da Saudade, em Lisboa, quando preparava um livro autobiográfico intitulado «Estrada da Luz-Rua da Saudade» e a edição de dois livros de versos, “Trinta e Cinco Sonetos” e as “Palavras das Cantigas".


Foi nesta casa da Rua da Saudade que estive numa estranha noite, começada num bar gay da Calçada da Patriarcal, que parece ainda existir, mas com outro nome, e que na altura se chamava “Clássico…ma non troppo”; aí encontrei um amigo, que tinha aparecido num grupo animado, para beber um copo, e no qual se incluía Ary dos Santos, poeta que sempre admirei. Foi de uma forma natural que me vi incluído no grupo que rumou para o Castelo, para a casa do poeta. Era uma casa magnífica, com uma enorme sala, cheia de brocados, com fotos de grandes senhoras da vida cultural portuguesa (Amélia, Amália, Eunice, Natália…) e numa sala contígua Ivone Silva ensaiava um trecho de uma nova revista a apresentar em breve e da qual Ary era co-autor.

Era para mim, jovem universitário, uma atmosfera inédita e quase irreal; formou-se um círculo com os que tinham chegado, todos sentados no chão, entre almofadas, e um ritual se iniciou, bastante comum na altura, e sem grandes consequências, de um que outro “charro” fosse sendo fumado em comunidade e com conversas interessantes.

Quando chegou a altura que eu achei que devia sair, dirigi-me a Ary para lhe agradecer a agradável noite, mas ouvi, num tom imperativo, algo inesperado: “tu não vais embora, ficas a dormir aqui em casa”; claro que não gostei, sempre fiquei a dormir onde bem quis e não onde me impusessem, pelo que disse que tal não aconteceria e dirigi-me para a porta; foi então que a mão sapuda de Ary me esbofeteou, irado pela “desfeita” de um engate mal sucedido. Doeu bastante, não pela dor física, mas sim porque nesse momento caiu um mito…

Saí!!!!

A admiração pela obra poética de Ary, claro que não ficou beliscada, mas como ser humano, apenas um enorme desprezo a partir daí senti por ele.


E baseado neste “incidente” elegi para ilustrar a sua poesia, não um dos seus mais conhecidos poemas, mas este

“Soneto Presente”

“Não me digam mais nada senão morro

aqui neste lugar dentro de mim

a terra de onde venho é onde moro

o lugar de que sou é estar aqui.

Não me digam mais nada senão falo.

E eu não posso dizer. Eu estou de pé.

De pé como um poeta ou um cavalo

de pé como quem deve estar quem é.

Aqui ninguém me diz quando me vendo

a não ser os que eu amo ou que eu entendo

os que podem ser tanto como eu.

Aqui ninguém me põe a pata em cima

Porque é de baixo que me vem acima

A força de um lugar que for o meu.”


©Todos os direitos reservados
A utlilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

63 comentários:

  1. Lembro me perfeitamente de teres partilhado esta memória da tua vida...e por coincidência...ainda ontem Ary dos Santos veio à baila numa conversa...e eu sorri pela lembrança desta história:)

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo texto de uma passagem da tua vida, gostei bastante da escrita digno de livro. Um história digna de se passar para outras pessoas, faceta curiosa e talvez um pouco inconveniente de Ary. E felicito pela tua reacção, só nos põe a mão quem nós queremos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Hydra
    há muito que tenho esta entrada em "stand by", e se agora ela vem finalmente ao de cima, é porque ao reler poesia, o que faço várias vezes, me deparei com este soneto de Ary, que se adequa bastante bem, principalmente no final, ao meu grito interior de então. E acaba por ser assim, o próprio Ary a dar-me razão...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo
    todos nós temos, quando olhamos para trás na nossa vida, encontros com situações que dificilmente ou mesmo nunca podem ser esquecidas; esta é uma delas.
    E se reparares no poema da canção (magnifico), nele se diz: "minha coragem de correr contra a ternura"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Boris e Teka são uma fonte de pura elegância! parabéns pela beleza dos bichanos! miaaauuu...

    ResponderEliminar
  7. Gata Lili
    o Boris e a Teka, penhoradamente agradecem o teu elogio...Miauuuuuuuuuu!!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. caro João, a tua vida é riquíssima e tens vivências extraordinárias. que privilégio nosso que vás partilhando connosco essas tuas histórias e memórias. adorei esta. porque gosto muito dos poemas do Ary e porque gosto muito de ti. abração

    ResponderEliminar
  9. Todos, ou quase todos, os grandes homens têm um lado "escuro", Ary não fugia a esta "regra"
    Gostei do testemunho e do poema que não conhecia.

    ResponderEliminar
  10. Devias sem duvida escrever um livro sobre a tua vida...estas passagens são algo que nos preenche o passado...Eu compraria!!!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Eu já que que viveste coisas bem interessantes mas ler sobre elas dá outro gozo.
    Não fazia ideia que ele conseguia ser tão parvo. Mas os génios são todos assim. É por isso que nasci louro por dentro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Fiquei agora a saber porque que não gostas da figura do Ary dos Santos, acho que devia ser uma pessoa que não devia estar habituada a um não, e devia ter um feitiozinho tão grande como o seu génio, um bocado à la Oscar Wilde.

    ResponderEliminar
  13. Pelo início pensei que fosse uma história bonita, mas pelos vistos acabou mal :s
    Enfim são episódios na vida, no caso da tua e da dele, que provavelmente fizeram com que não se cruzassem mais...
    Poetas, diz quem percebe, que era bom.
    hug

    ResponderEliminar
  14. Que inveja...é dos meus "homens" favoritos.
    Também eu tenho conhecido "mitos", que pessoalmente pouco mais valém que meio vintém.

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  15. Miguel
    já conversámos bastante sobre estas coisas de que as nossas vidas são feitas; elas não me acontecem apenas a mim, nem tenho um íman para atrair histórias; acho que está na própria maneira de ser da pessoa, na curiosidade e um pouco numa "ousadia" que eu gostava muito de ver mais nos outros...
    Se eu fosse a contar tudo o que já me aconteceu perdia a graça caía na rotina; assim, de quando em vez lá vem mais uma página desse livro imaginário de que falas.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Engraçado como por vezes temos uma ideia de alguém que apenas conhecemos de longe e admiramos por qualquer razão, e depois quando a conhecemos pessoalmente, temos uma decepção... também já me aconteceu. Também gosto imenso destas tuas partilhas. O poema é lindo mesmo e tão apropriado :)

    beijo

    ResponderEliminar
  17. Maria Teresa
    obrigado pela visita; é muito agradável receber aqui uma bonita Avó, principalmente quando a idade também já dá para ser avô...
    Sobre o Ary, foi sempre, independentemente do sucedido, um imenso poeta, e como disse essa sua característica nunca sofreu qualquer beliscão; como homem, não foi só por este episódio, mas por tudo o que se contava sobre o seu feitio difícil e irascível, que o seu nome não era facilmente "digerido" por muita gente e houve muita gente que não o aturava...
    Não por ser gay, facto que o não incomodava nada, mas por ser demasiado possessivo.
    Enfim, o que conta é o legado que nos deixou, e não tanto o mau feitio que mostrava algumas vezes.

    Proponho, sem qualquer ofensa um tratamento por tu, que se não fosse a minha idade, nunca ousaria fazer; mas claro que aceito perfeitamente uma opinião diversa.

    ResponderEliminar
  18. Free_soul
    peço-te que leias o meu comentário ao Miguel, pois iria repetir aqui o que ali afirmei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. O facto de se ser um grande escritor, artista, etc, não quer dizer que se seja um ser humano genial.
    Tu sentiste na carne essa situação...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Amigo X
    segundo soube, Ary tinha atenuantes para certos comportamentos mais criticáveis; foi muito abalado pelo falecimento de um irmão do qual gostava muito, vivia perseguido pela solidão, apesar de facilmente ter pessoas que o adulavam e parece que era um amante verdadeiramente possessivo, que destruía qualquer relacionamento; e um deles foi bem falado então...
    Enfim, ninguém é perfeito.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  21. Como poeta, tiro o meu chapéu. Já como pessoa deixava muito a desejar...

    ResponderEliminar
  22. Caro TUSB
    temos que dissecar a figura de que falas, no ser humano, que realmente me desiludiu profundamente, do seu génio literário, imenso e sempre assim considerado, apesar do acontecido.
    Embora saiba que apenas te referes ao seu génio, entre Ary e Wilde há uma imensidade de coisas a separá-los; olha, dava um interessantíssimo tema para um texto num blog...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Natacha
    não necessariamente; apenas atento e até algo oportunista, mea culpa, mea culpa...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Olá Ângelo
    talvez bastante interessante, vista de fora; mas algo perturbadora vivida realmente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. "Aqui ninguém me põe a pata em cima

    Porque é de baixo que me vem acima

    A força de um lugar que for o meu"

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  26. Ruy
    eu não diria que tivesse acabado mal, pois nem chegou a começar...e ainda bem!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Olá Keratina
    o seu atractivo físico, como homem, era nulo, pelo menos para mim; mas há sempre algo mais para além desse aspecto, e que ele destruiu totalmente: daí eu falar na queda de um mito...
    E sobre mitos, dou-te razão. são os chamados "mitos com pés de barro"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Estas coisas são tramadas; quando gostamos e admiramos uma pessoa e depois há um deslize e passamos a ver o seu verdadeiro "eu".
    Já tinha lido e até ouvido alguns dos que privaram com ele dizer que tinha tanto de talentoso, como de mau feitio.
    Sempre gostei da poesia de Ary dos Santos (nem de toda), mas desde que há tempos vi um documentário sobre a vida e obra,(com testemunhos de amigos, conhecidos e pessoas com quem privou), fiquei algo desiludido e passei a "mastigá-lo" de outra forma.
    Com a história que contas, só vem reforçar.
    Obrigado por partilhares, mais uma vez, uma bela história.
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  29. Luís
    todas as histórias do nosso passado são potencialmente interessantes; não as esconder, partilhá-las é uma forma, isso sim, de as tornar interessantes, quanto mais não seja, perante nós próprios.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Eva
    antes do que sucedeu, eu já tinha ouvido umas "bocas" (aliás eram de domínio público) sobre o feitio de Ary; mas nunca me passaria pela cabeça, que um bocado de uma noite agradável, na companhia de várias pessoas (sete/oito), pudesse ter outros fins, pois caso contrário, nunca teria ido...
    Enfim, um episódio que preferia não ter acontecido.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  31. Amigo Lampejo
    quantas pessoas que se distinguiram pelo imenso talento, numa determinada área, não "acarretaram" ao longo da sua vida também essa característica de um "mau feitio"...
    Abração.

    ResponderEliminar
  32. Tong
    completamente de acordo contigo; aliás, mesmo sem a existência deste episódio, decerto terás tido conhecimento da irascibilidade do poeta.
    Abração.

    ResponderEliminar
  33. Abraço-te
    poucas vezes um poema se adequou tanto a uma situação como este, mas com a particularidade de ter sido escrito por quem usou das expressões reclamadas; é caso para dizer que se voltou o feitiço contra o feiticeiro...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Miguel
    um só exemplo público ajuda a perceber essas características de Ary: precisamente o intérprete da belíssima canção/poema que aqui se ouve "Cavalo à solta".
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  35. A queda de um mito doi sempre... requer luto... porque aí deixam de figurar no etério (lugar onde deviam ficar votados... digo eu...) e tornam-se tão humanos quanto nós.
    Eu... embora um bocadinho mais novita... sempre adorei Ary... lembro-me de com pouco mais de 10 anos... quando todos começam a "perceber" palavras eu já me perder nos segundos sentidos de Ary, na sua intensidade.
    Se é o resultado de ser neta de comunista, se é resultado de amar música, se é resultado de ser "revoltada" com a minha própria injustiça? Não sei...
    Mas sei que agradeço trazeres Ary aqui... e mais ainda as tuas histórias e as tuas memórias... neste caso a tua "sorte" (ou terá sido azar?).
    Porque há dias em que sinto que relembro o génio do poeta sozinho, há dias em que acho que, neste mundinho tão desprovido, já poucos têm o "direito" de sentir a injustiça assim.

    Obrigada e um beijinho grande,

    ResponderEliminar
  36. Olá Izzie
    gostei imenso do teu comentário.
    Nele denotas sensibilidade, equilíbrio e alguma introspecção, o que muito me agradou.
    E já que falas em mitos, aproveito para dizer que hoje em dia, e a meu ver, mal, vulgarizou-se demasiado esse conceito; para se ser mito é preciso algo de transcendente e é mais frequente conceptualizar tal termo em pessoas mortas, pois é imenso e único, o legado que delas ficou. Ser mito em vida é pois um feito, que muito pouca gente alcança, e Ary, para mim era-o, exactamente pelo que afirmas, pelo significado "enorme" das suas palavras...
    E devido a algo alheio a essa genialidade, mas indissociável ao seu autor, pois um mito não deixa de ser um ser humano, esse etéreo como tu lhe chamas desfaz-se para sempre e começa então a separação do ser humano, da genialidade da sua obra.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Muito bem João!
    Obrigado por partilhares a memória.
    Creio que terão sido 2 ou 3 vezes as que encontrei Ary, mas, por sorte (pois partilho da tua opinião sobre o nulo feitiço sexual/sensual que sobre mim poderia algum dia exercer) não fui fruto apetecido.
    Mas era brilhante, enfeitiçador, ouvi-lo, ainda que, por vezes, cansativo. Reconhecia que muitas vezes o que dizia não coincidia com o que pensava eu, mas perante o brilho da luz sentia-me sempre reduzido à sombra do silêncio!
    Por milagre quando as pessoas se vão levam consigo os seus aspectos de personalidade menos agradáveis, mas deixam-nos o que o seu génio criou.
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  38. Sabes o que me lembra este relato? Sempre fiquei pensativo acerca dos poetas que escrevem tão bem sobre a elevação do amor, com palavras que nos guiam e fazem sonhar, e depois na sua vida privada são um fracasso em viver aquilo que redigem. Mas, que mistério é esse? Olha, meu amigo, mais vale não saber escrever coisas bonitas, mas sabe-las evidenciar no relacionamento com outros, seja em que plano for.

    Abraço rápido, mas com toda a amizade!

    ResponderEliminar
  39. Manel
    como sempre és bastante sintético, mas completamente directo e correcto nas tuas observações.
    E o final do teu comentário reduz este caso à sua verdadeira dimensão, de caso pessoal, já que, e sem milagre (quem acredita neles?),a morte deixa apenas a lembrança do positivo do ser desaparecido - e ainda bem que assim é!!!!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  40. Sócrates
    talvez seja apenas um acto de inteligência ao "expurgar" de si próprio as reconhecidas fraquezas; quem sabe?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  41. É preciso não confundir nunca o homem e o artista...quantas decepções se sofre se o fazemos!

    ResponderEliminar
  42. Que horror, imagino a humilhação.
    É verdade que a poesia é bela mas isso é uma nódoa de carácter...

    ResponderEliminar
  43. Justine
    eu foco bem essa distinção no texto. Continuo a admirar a sua escrita, mas o resto deixou marcas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  44. Violeta
    assim é, mas como bem diz o Leman, e ainda bem, quando as pessoas desaparecem, fica a obra e desaparecem as nódoas, caso as haja...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Realmente... também já tinha ouvido falar fo mau feitio do Ary...talvez com origem numa grande frustração de um amor não correspondido que, ao que dizem, ele vivia. Mas isto não serve de atenuante ao comportamento que descreves no teu belo texto. Enfim...como já foi dito, uma coisa é a obra, outra o autor. Beijinh@s

    ResponderEliminar
  46. Para já S.M. saúdo o vosso regresso à blogosfera (já não era sem tempo).
    O amor dele nunca poderia ser correspondido porque era avassalador, possessivo, violento e doentio (muito aguentou o rapaz...)
    Enfim, feitios...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  47. obrigado pelas congratulações amigo e espero que tenhas aproveitado o bolo,srrsrs
    Tenha um maravilhoso fim de semana, grande abraço

    ResponderEliminar
  48. Glauco
    bolos desses só aproveito um e está longe, mas daqui por pouco mais de um mês vou comer sim e todos os dias, durante duas semanas, eheheh...
    Bom fim de semana para ti também: Aqui é futebol amanhã e eleições locais no domingo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  49. Gostei de ler este teu post...
    Realmente muitas vezes admiramos a obra de alguém...ou mesmo o trabalho...mas ao aproximarmo-nos da verdadeira intimidade desse alguém cujo trabalho admiramos, conseguimos apanhar grandes decepções...
    É a vida...

    Abraço

    ResponderEliminar
  50. Gostei da forma fílmica do post!
    Conheço muito bem essa rua da foto. Caminho obrigatório para quem quer cortar para a Sé!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  51. Olá Zé
    assim aconteceu realmente e de uma maneira muito desagradável, a qual não esquecerei jamais.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  52. Meu blog
    uma postagem tem sempre que ter um método de enquadramento para não haver dispersões e repetições; apenas isso.
    É curioso que eu, anos mais tarde vivi numa rua com o mesmo nome, na minha cidade natal, a Covilhã.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  53. Pinguim, a força da estrofe final casa perfeitamente com o relatado e não é apenas uma vez que nos deitam a pata em cima e outra forças a fazem quedar-se de outras maneiras. Chega a ser atemorizante a forma como uma coisa se casa com a outra. Gostei tanto do relato teu quanto da poesia. Porém, me apavora um tequinho essa força de palavras a se misturem com gestos. Abraço!

    ResponderEliminar
  54. Redneck
    é realmente incrível ir encontrar na poesia de Ary exactamente o "grito" que eu quisera dar na altura. Como já referi foi a leitura deste poema, que desconhecia que despoletou a necessidade de tornar público este relato.
    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  55. só consigo dzer: UAU! Estou boquiaberto...pessoalmente acho-lhe a obra deveras interessante, mas como individuo/ figura nunca me disse muito, é demasiado extremista, demasiado passional talvez...

    (já na altura eras poderosoooooo :-D uuuuuhhhh :-D )

    ResponderEliminar
  56. Ima
    usaste um termo perfeito para caracterizar o lado humano de Ary: passional!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  57. E prontos, mais uma das tuas grandes histórias!
    Levaste um chapadão que de branca não tinha anda a luva!
    Até em Ary dos Santos provocaste algo, lol, és um garanhão! ;)

    Abraço

    P.S. Tenho saudades tuas, lol, e não, não na forma garanhonesca! ;)

    ResponderEliminar
  58. Félix
    histórias da minha vida que gosto de compartilhar...
    Também eu tenho saudades tuas; quando vens até cá?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  59. Falar (escrever) de quem já cá não está para se defender é tarefa muito fácil. Longe de mim duvidar que possa haver aqui uma mentira. No entanto e neste caso, gostaria de ter ouvido a versão do "outro lado". Talvez tenha demorado um pouco (pra não dizer muito) a publicar este episódio. E assim poderia até contar aqui o que me aconteceu numa noite em que fui a casa do Michael Jackson .... pena que os mortos não falam ... nem escrevem em blogues.

    ResponderEliminar
  60. Este comentário é tão estúpido e revela uma cretinice tal que só poderia ter sido escrito sobre a capa cobarde do anonimato.
    Abstenho-me de fazer mais comentários, apesar de eu receber aqui no blog, de tempos a tempos, comentários anónimos de gente que até penso quem seja; mas "vozes de burro não chegam ao céu"...
    Mais me abstenho de pensar o que terás "feito" como o M.Jackson: é lá contigo...
    Qualquer outro comentário anónimo sobre este assunto é pura perda de tempo e de imediato te mando para a puta que te pariu.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!