terça-feira, 13 de outubro de 2009

Não voltes, fica a ler em casa...

Eu não sei como reagiriam os meus amigos brasileiros, e são vários e bons os que tenho aqui na blogosfera, se vissem aí no Brasil um vídeo parecido a este que aqui mostro, feito por um qualquer actor português "armado" em repórter sobre o vosso país. Acho que no mínimo ficaria indignado e triste.
Sei que esses meus amigos brasileiros não pensam como essa "senhora"(?) Maitê Proença, que com os seus comentários provocou ainda uma onda de gozo generalizado no programa da TV que a enviou aqui; será que a impressão do povo brasileiro é esta, sobre Portugal?
Não entendo que esta mulher venha a Sintra, das terras mais bonitas do MUNDO, património da humanidade e a única coisa que mostre seja uma casa em ruínas, com um número de porta ao contrário; é preciso dizer a essa "senhora"(?) que Sintra não é uma favela!!!
Que venha ao Mosteiro dos Jerónimos e no seu interior se permita gozar com os grandes vultos da história de Portugal.
Que faça passar a ideia de que em Portugal não há sequer técnicos que saibam mexer em computadores; que desaforo...
Lamentável, e eu que julgava que isso de patriotismo estava já meio morto...morto, uma gaita! Pois quando me "pisam os calos" sinto que doem e lá diz o ditado: "Quem não se sente, não é boa gente".

99 comentários:

  1. Por acaso desconhecia esta história e só soube dela ontem, por meio do blog duma comentadora do meu canto.

    1. Não se pode esperar muito dum programa de gaja, concebido para um certo público feminino imaturo e desprovido de qualquer sentido crítico, servindo apenas para ganhar audiências e não precisando de ser inteligente nem culto, bastando apenas ser popular.

    2. Quanto à atitude de Maitê Proença, pessoalmente não acho que seja grave, pois há humoristas da nossa praça que também fazem o mesmo e a malta até se ri com as suas larachas…
    Enfim, o nosso orgulho só fica ferido quando o sarcasmo é brasileiro, mas se for nacional, ah e tal até dizem grandes verdades e rebéubéu pardais ao ninho…
    Se tivesse sido o Gato Fedorento a gozar, decerto que tê-lo-iam aplaudido…

    3. Não gostei do humor oco dela, não por achincalhar o nosso país, mas pelo facto de ser demasiado básico. Todavia, não faço disto um drama à PNR…

    ResponderEliminar
  2. Caro Maldonado
    a questão é que não me parece que este programa seja de humor, estilo "Gatos" ou "Contemporâneos"; é simplesmente uma questão de denegrir e fazê-lo, como dizes sem inteligência e sem cultura.
    Claro que não faço um drama, mas não encolho os ombros...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Esse programa não é de humor, é apenas de gaja, mais nada...
    Como já te disse, não se pode exigir muito dele, pelo facto de ser metabolicamente reduzido. :)

    ResponderEliminar
  4. Maldonado
    sim é evidente que é metabolicamente reduzido, para não dizer nulo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Podia aqui cair numa de generalizações manhosas também e dizer que Maitê mostrou o que se pensa das mulheres brasileiras, burras prá caralho!
    Mas é só uma generalização mesmo que não se deve ou pode fazer, há concerteza mulheres brasileiras inteligentes e educadas, mas Maitê não, que rica figura que fez!

    ResponderEliminar
  6. Liga não, Gatão, que essa aí é uma mal-comida da vida. Pessoa chata, atriz chata, seios chatos, chata de tudo! Pelo menos as pessoas com as quais convivo admiram muito Portugal e todas, sem exceção, gostariam de visitá-lo/conhecê-lo mais profundamente!

    ResponderEliminar
  7. Já conhecia este vídeo e ele "perturbou-me" e muito.
    Ela revelou-se como um mulher mal educada, estúpida, ignorante, sem piada alguma, ... e porca.Cuspir para dentro de um fontanário, só uma mente muito perversa se lembraria...
    Não sei se este mail lhe chegou através de conhecidos brasileiros, a mim foi por essa via, e as pessoas em questão, estão completamente em desacordo com o programa, por algumas das razões citadas pelo Pinguim.
    São pessoas que gostam de Portugal, conhecem a nossa História e respeitam a nossa cultura.
    É agradável rirmo-nos e brincarmos, mas há coisas que devemos respeitar... ou então estamos num Mundo do qual eu não quero fazer parte.
    Ser só bonita por fora é muitíssimo pouco...
    Beijinho embrulhado

    ResponderEliminar
  8. Vinha cheio de curiosidade para chegar a casa e ver este video, por já tinha sabido dele através do jornal. Atento como sempre, Pinguim, postaste-o aqui e não tive que procurar muito.
    É uma vergonha, a ignorância de uma actriz que julgava ser um ser humano melhor e mais interessante. Espero ter o prazer não voltar a tê-la no meu país.

    ResponderEliminar
  9. Eu até gostava da gaja e até tinha alguma simpatia com ela, até hoje por volta da hora do Jornal da Tarde da SIC, quando fiquei a saber desta história.

    O humor que os Gato, ou outro qualquer humorista digno desse nome, fazem é arte. Escárnio e maldizer foi o que esta senhora fez, e isso é vergonhoso.
    Vergonhoso sobretudo para uma tipa que usa o nosso país para vir lançar livros e fazer as suas promoções e para fazer peças de teatro. (espero que os portugueses sempre que forem comprar um livro ou um bilhete para uma peça dela se lembrem destas suas palavras)

    E para uma tipa que até já namorou com um "Manuel" português, não se percebem estes insultos. (era interessante ver o seu ex-namorado fazer uma crónica e ver o que tem a dizer sobre este vídeo)

    E não fosse a parte ofensiva da "reportagem", pecava só pela ignorância que demonstra pelo "conhecimento" que tem de Portugal, querendo mostrar que é culta.

    "É o mais espectacular auto-retrato de uma imbecil que já vi na vida", é assim que Nuno Markl (humorista) reage ao vídeo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eles têm montes de piadas sobre nós, esquecem-se que se não fossemos nós ainda andavam de pena na cabeça. Felizmente nem todos são assim.Eles nem sequem sabem o que terem história

    ResponderEliminar
  11. Das poucas vezes que vi este programa no GNT achei-o pateta e irrelevante. O objectivo dele é mesmo mostrar coisas destas, normalmente sobre o Brasil.
    Por isso, não lhe dou qualquer valor nem me sinto minimamente atingido.
    Maite que é uma actriz simpática, aqui revelou que não sabe fazer humor, o que é um péssimo cartão de visita para a sua profissão.
    Acresce que o recurso à piada de português no Brasil tem o mesmo efeito que o recurso ao palavrão nos teatros de revista nacionais.
    É básico demais!
    Por outro lado, amigo Pinguim, pessoas públicas com momentos infelizes há em todo o mundo e Maite Proença teve aqui um deles!
    Entretanto, se eu próprio já passei aqui por situações caricatas e risiveis, não me admiro que quem não é de cá resolva fazer piada com o que de disparatado por aqui vai acontecendo.
    Há uns tempos fui à conservatória e pedi uma certidão de nascimento! Foram buscar um livro, fotocopiaram a folha respectiva, puseram-lhe alguns carimbos e dirigiram-se a mim com a folha na mão e perguntaram: É normal ou urgente? Eu achei estranho pois a certidão já estava pronta ali mesmo à minha frente e questionei o funcionário sobre isso! E ele esclareceu-me, se quisesse urgente levava de imediato a certidão e pagava X, se fosse normal metia a certidão na gaveta e eu teria que lá voltar dois dias depois, embora pagasse então um pouco menos!
    Generalizar a partir de casos isolados que um povo inteiro é estupido é em si mesmo uma estupidez. Mas que aqui há muita cretinice à solta, isso há...
    E no Brasil também, é claro... E os meus amigos brasileiros, que os tenho graças a Deus, sabem muito bem disso!

    ResponderEliminar
  12. De facto partilho da opinião do Maldonado. Por acaso o que ela mostra foi forjado?
    Basta assistir a um programa “Nós Por Cá” para vermos que existem muitos energumenos por estas bandas.
    Admiro-me até de ela não ter referido a sinalização das nossas estradas, um verdadeiro tormento para qualquer estrangeiro (e não só, eu que o diga) que se queira aventurar.
    Os efeitos que o vídeo da Maitê está a provocar reflectem apenas o nosso orgulho ferido, não porque seja mentira o que ela tenha dito, mas precisamente por ser verdade. E normalmente ninguém aprecia que um estrangeiro, conhecido ou não, diga mal do nosso país, tal como os brasileiros não apreciariam se a Margarida Rebelo Pinto fizesse um vídeo contando uma história de um qualquer empregado de um hotel de 5 estrelas que não sabia ler… ou que numas eleições realizadas no Brasil um dos candidatos era um macaco (a margarida sabe lá o que é um chimpazé…) … e que ficou em 3º lugar!...

    ResponderEliminar
  13. maior deveria ser a responsabilidade Maldonado. É um programa de grande audiência e a reportagem não teve qualquer intuito de informar o povo brasileiro mas perpetuar alguns estereótipos que eles têm de nós. E mesmo que seja "comédia", se ela queria imitar a fonte escusava de cuspir... além de idiota foi grosseira.

    ResponderEliminar
  14. Eu confesso que até nutria alguma simpatia pela Maitê, mas depois de ter visto a postura e ignorância dela em relação aos portugueses, perdeu todo o encanto que poderia ter.
    Triste figura a dela!

    ResponderEliminar
  15. Ah, ah ah! Nem quero comentar o programa, mas realmente não me parece que seja muito diferente de outros nacionais,só servem para dar férias ao Tico e ao Teco. Quanto à Maîté, desculpa pinguim, mas decididamente prefiro-a a ler...talvez sejam Os Maias... o caso é que se a encontrasse naquela pose, a cultura seria a última das minhas preocupações ;)
    Beijinh@s

    ResponderEliminar
  16. e eu que até tinha alguma simpatia por ela...
    Fica em casa, fica... a ler sobre Portugal

    ResponderEliminar
  17. Vi isto há bocadinho no jornal, achei nojento. Não esperava isto dela. Pensava que era uma senhora simpática.
    É claro que só diz parvoíces. Não acho que haja muita gente a discordar disto. São só parvoíces. É meio revoltante, de facto. Mas no fim do vídeo ela é que faz figuras tristes. Mandou um mail às amigas a dizer «não consigo mandar mails de Portugal.» E ainda se ri.
    Bom, o mundo não gosta assim muito de nós, e as ideias que têm são sempre muito erradas, segundo o que percebo.
    Sou fã deste blogue há algum tempo. Nunca tinha comentado, mas finalmente criei uma conta e um blog, pelo que vou passar a comentar mais ;).
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Bem, apesar de ser repudiado, já meio mundo viu o video! É impressionante como as coisas que não interessam são na maioria das vezes as que mais sucesso apresentam. Estou-me a borrifar para o que esta "Lady" diz, pensa ou mostra...que atinge o seu público alvo de gajedo...

    ResponderEliminar
  19. Não me sinto minimamente afectada pelos comentários dela. Sabes porquê? É apenas uma pseudo-actriz, com aspirações utópicas a escritora, e como mulher nunca foi exemplo ou referência para ninguém.
    Além disso, quem conhece ou alguma vez esteve no Brasil, sabe que qualquer comparação que nos façam será apenas despeito.
    Perde-se imenso tempo com coisas e principalmente pessoas que nada sabem, nada são...
    Beijokas João.

    ResponderEliminar
  20. ontem comecei a ver o vídeo. mas sinceramente, para perder tempo... hoje até nos jornais e telejornais falaram do vídeo. só estranho uma coisa, se é de 2007, porquê o escândalo agora? sinceramente, não percebo!

    e quanto à gaja que aparece no vídeo a falar do que não sabe e a cagar barbaridades, nem sei... apetece-me mandá-la para um sítio qualquer. fiquei passado! dificilmente poderia ser pior. ah, os telhados de vidro!...



    abraço

    ResponderEliminar
  21. Ia também fazer um post sobre esta famosa e estupida senhora( desculpem-me mas nao me ocorre mais nenhum nome adequado!
    Não há paciencia para este tipo de coisas...fico em brasa!

    ResponderEliminar
  22. Conheci esta história no facebook, e desde então sinto o maior desprezo por essa criatura chamada maitê...

    ResponderEliminar
  23. Acho que não é uma questão de patriotismo, mas sim de mero respeito!

    ResponderEliminar
  24. Eu estou inteiramente de acordo com a Keratina. Nem sequer vi o segundo vídeo que me mandaram. É dar importância demais a quem a não tem.

    ResponderEliminar
  25. Não sei acho que tenho pena de ser tão idiota, ofende mas é tão triste ouvir tais palavras de alguém que adorava Portugal. Não fico com a minha opinião mudada dos brasileiros em relação a isto, mas que ela merecia umas boas bofetadas fisícas e verbais, merecia.

    ResponderEliminar
  26. Esta história não vai sobreviver muito tempo. O tempo que os Portugueses vão levar a esquecer também vai ser rápido. Lembrar-se-ão quando a voltarem a ver na televisão a mandar beijos para Portugal e a dizer que nos adora.
    Como já alguém aqui disse, todos têm o seu momento triste. Aquele foi o da Maitê...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  27. Eu sou como tu...quem maltrata Portugal assim...a troco de nada, irrita-me solenemente! Só pelo prazer de fazer pouco( é que não encontro outro motivo!)! E penso que Portugal até terá sempre tratado bem a Maitê...Se algum Português tratou menos bem e se está a vingar, não faço ideia...mas esta peça é de extremo mau gosto, aliás como o próprio programa(que não é "pra gajas",mas para "um certo público feminino bastante limitado")!! Se o objectivo do programa é mostrar coisas destas,e é suposto ser de humor(?) que mostrem lá do Brasil rrrssss é preciso vir gozar com Portugal??? Realmente, até posso estar a ver mal a coisa, mas não gosto mesmo nada que passem esta ideia de Portugal!! :)
    big kiss

    ResponderEliminar
  28. Bem...soubesse ela que quase 3 anos depois das gracinhas, a tugolândia lhe ia cair de chapa em cima....!!!oh oh!

    Revejo me nas tuas palavras qd referes que o patriotismo te tenha vindo à tona...qd estivermos juntos contar te ei outros exemplos as de outro país...

    Não há mto mais para dizer, que não tenha já sido dito por todos acima...e aliás...eu bem me controlei para não postar sobre isto...pq teria limpo o chão com ela e à minha maneira!!!

    Mas tu escreveste bem, deixaste a tua opinião...sóbria sucinta e au point...destaco ainda a escolha da foto...há que mostrar esta actriz em vários ângulos...!!!!

    Abraço:)))

    ResponderEliminar
  29. Félix
    claro que há; esta Maitê é que generaliza, numa palhaçada, que até podia ter graça se fosse inteligente, mas não é (usando a tua frase, que eu não digo asneiras, eheheh...é burra prá caralho!)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. O caso aqui nem é pelo patriotismo mas sim por respeito á nossa história e que se não fosse o "desvio de percurso" dos portugueses esta menina e o brasil inteiro não era o que é hoje. Mas parece que peca muito pela ignorância.

    ResponderEliminar
  31. Edu e Mau
    vocês estão naquele grupo de amigos de quem falo no início do texto, e não era preciso o vosso testemunho - lindo - para saber que condenariam esta estúpida reportagem. Prezo muito ter amigos brasileiros como vocês.
    Abraços fortes.

    ResponderEliminar
  32. Maria Teresa
    ela já foi bonita por fora...agora está um caco!
    Também eu tenho bons amigos brasileiros e o caso do Edu e do Mau não vão ser únicos, estou certo, a condenar esta palhaçada; eu nem referi no texto a questão da cuspidela, que fica como uma "imagem de marca" da referida sujeita; é preciso realmente ser mesmo da ralé...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Caro X
    parece que veio cá para representar uma peça e apresentar um livro seu; a peça já não tem remédio, já foi vista, mas o livro devia ser boicotado por todos os leitores portugueses, pois a pior promoção que se podia fazer ao livro, foi nela própria que a fez.
    E que não tenha a ousadia de vir cá a representar de novo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Nem sei o que comentar com tamanha mal educação.
    A cuspidela é imperdoável!!! É uma atitude inqualificável!!
    Agora pede desculpas!
    Enfim!! E eu que até nutria simpatia por ela.

    ResponderEliminar
  35. Miguel
    não conhecia essa reacção do Nuno Markl, que é exactamente uma pessoa com um nível de cultura humorista acima da média, e que diz tudo...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  36. Fernanda
    nós sabemos que eles têm montes de piadas sobre nós e eu estou-me borrifando para isso, e até posso achar piada; que diferença ouvir o excelente Jô Soares ou o velho Xico Anísio a falar do "Manuel" com um sotaque perfeito que faz rir com gosto...
    Agora esta pífia de meia tigela vir cá e achincalhar-nos de uma forma grosseira...desampare-nos a loja para sempre.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Com senso
    todos nós temos consciência de que não somos perfeitos e até temos um razoável espírito de auto crítica; o exemplo que contas é esclarecedor...
    Mas e os brasileiros? eu não quero ir para o "olho por olho, dente por dente", mas também aqui circulam muitas anedotas sobre brasileiros, mas nunca ouvi gozar com a história do Brasil, cujo primeiro governante era português, nem ridicularizar sítios emblemáticos do país irmão; isso é que me indigna...pode haver quem não se importe, mas eu importo, é defeito meu; mas prefiro esse defeito a ser burro, caramba.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Corre
    tudo o que dizes pode estar certo e até concordo; mas como chamas tu àquela parte do vídeo sobre Sintra? Humor falhado? Acho que não, apenas e sobretudo gozar, mais do que falta de cultura...
    Só aqui os rios desaguam no mar? Se é falta de cultura é grave, se não é, o que é?
    E cuspir num fontanário, o que é além de ser uma porcaria? É uma total falta de respeito e de civismo em qualquer parte do mundo.
    Eu também gozo com os escritores de meia tigela deste país, mas nunca os vi fazer um papel tão idiota, nem a Carolina Salgado...
    Abração.

    ResponderEliminar
  39. Speedy
    ora aí está, não digo mais nada...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. Dantins
    não tem nada a ver com este episódio, mas há tanta gente culta no teatro e na televisão brasileiros, que esta tipa nunca passou da mediocridade: grandes são Fernanda Montenegro, Paulo Autran, a fabulosa Marília Pera, o Lima Duarte e tantos, tantos outros e outras...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  41. S. M.
    claro que a escolha da foto não foi um acaso, e não foi por causa do livro, embora esse pormenor fosse importância; teve, não tem, um palminho de cara jeitoso, mas quanto ao resto, de peito prefiro a Jane Birkin...
    E se no vídeo algo há que "cheira a envelhecido" é a sua imagem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Violeta
    deve estar a ler um manual de boa educação, que é coisa que muito lhe falta.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  43. André
    Sê bem vindo a este blog, que está sempre de porta aberta para receber os amigos...
    Já fui espreitar o teu, está linkado e em breve me terás "à perna", eheheh.
    Sobre a Maitê, será porventura um caso clínico.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  44. Little John
    este post não é nada, comparado com alguns mails que já me chegaram, uns do Brasil, envergonhados e pedindo desculpas, outros daqui de Portugal, que de puta para cima chamam tudo à dita cuja...
    Estas "coisas" propagam-se.
    Abração.

    ResponderEliminar
  45. Olá Keratina
    a tua caracterização da sujeita é perfeita e o resto da situação no que respeita ao despeito de alguns brasileiros em relação a nós, também.
    Óptimo comentário.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  46. Paulo
    apesar do vídeo já ser de 2007, só agora foi "descoberto" por alguém e essa a razão da reacção tardia; mas não é isso que invalida a reacção...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  47. Free_soul
    senhora??? "Isto", uma senhora?
    Apenas "gaja" no pior sentido que a palavra tem...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  48. Olá Sérgio
    realmente desprezo é algo que me ocorre como solução para este "caso"; mas primeiro, denunciá-lo, pois não pode ser ignorado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  49. Ângelo
    concordo contigo; o patriotismo é algo de mais importante e foi precipitado da minha parte falar dele...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  50. Tong
    desconheço a existência de um segundo vídeo; é novidade para mim.
    Abração.

    ResponderEliminar
  51. Olá Ricardo
    claro que a minha opinião acerca dos brasileiros não se altera nada, pois esta sujeita não representa o Brasil; apesar de tudo, há uma grande ignorância em muito boa gente do Brasil acerca de nós e isto das anedotas lá sobre a "burrice" portuguesa, para quem tem falta de cultura, também contribui para isso.
    Nós cá contamos anedotas sobre os "alentejanos", mas afinal gostamos muito deles, pois os conhecemos bem...
    Não é o caso deles.
    Sobre o patriotismo, já dei a "mão à palmatória" no comentário para o Ângelo.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  52. Luís
    é óbvio que temos mais com que nos preocupar e isto será esquecido; mas acho que se um dia a Maitê voltar a Portugal para representar uma peça ou outra situação que não seja turística, as pessoas vão recordar bem.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  53. Eva
    não estás nada a ver mal as coisas, não senhor; estás a vê-las até muito bem.
    Beojinho.

    ResponderEliminar
  54. Hydra
    imagino o que dizes sobre as histórias que tens para contar; só quem não conheça a xenofobia helvética...
    Tenho, e estou a ser muito sincero, grande pena que não tenhas dedicado uma entrada a este assunto; conhecendo a tua ironia e a tua forma de trabalhar as palavras, estou certo que seria um post fabuloso.
    Sobre a foto, seria uma idêntica a esta que eu teria posto da Carolina Salgado, quando apareceu o livro dela...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  55. Smile
    acho que a cuspidela é uma belíssima "assinatura" da sujeita.
    É como se diz, mas aqui em sentido irónico, claro "a cereja no cimo do bolo".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  56. Coitada da senhora! Se é que se lhe pode chamar isso... Uma senhora não se senta de pernas abertas e não cospe, como ela o faz. Enfim... Espero que alguém se lembre de lhe recusar o visto na próxima vez que essa "senhora" quiser vir a Portugal ganhar dinheiro ás nossas custas. Já agora, vi num blog chamado Casa Claridade uma possivel explicação para o 3 invertido que a senhora encontrou por Sintra. Passo a citar:
    "O número 3 invertido passa a ser um "E", e é chamado de "poder do 3". Esta letra representa um olho (de Hórus). Simboliza Marte. Representa talento. Representa guerra. Representa também a Estrela de David.

    Além do significado esotérico, o 3 invertido é ligado ao aliviar de stress e ansiedade.
    Uma técnica de oratória para controlo dos ouvintes muito usada pela Maçonaria é usar este poder do 3 invertido ou olho, dividindo a oratória em 3 tópicos, pois o cérebro de quem ouve assimila melhor do que se for em 2 ou 4."

    ResponderEliminar
  57. Papoila
    mas tu achas que ela tem bagagem cultural para saber isso?
    Ela é daquelas que pensa que as mulheres portuguesas têm buço... e chamar-lhe senhora é realmente um desperdício; como nós portugueses somos uns atrasados (na sua maneira de ver), nem sequer sabemos o significado de certas palavras comuns aqui, têm lá no Brasil, e assim sugiro que se trate a Maitê como uma "rapariga" que teve um dia infeliz.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  58. Olá!

    Bem... eu não sou xenófoba ou racista.... nem alimento sentimentos saudosos colonialistas, de forma nenhuma. Grandes amigos meus são brasileiros uo luso-brasileiros e "brincamos" até com a visão "el Dorado" europeista que têm de Portugal...
    Eu só conheci esta situação ontem e foi pelos telejornais... mas a última cena, a que fecha o video... mais que ofender-me, enojou-me.
    Ultrapassou a brincadeira, a tal "falta de sentido de humor", a ofensa, o gozo sem sentido, foi simplesmente degradante e desrespeitoso até para com as normas de civismo e de propriedade...
    Eu cá... não viajo milhares de quilometros para sujar um local... numa tentativa de humor falhada... sim, porque até o jornalista da RTP a corrigiu.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  59. a reacção da gaja também não é nada má: http://aeiou.expresso.pt/maite-proenca-diz-que-o-video-sobre-portugal-e-uma-brincadeira=f541335

    ResponderEliminar
  60. Izzie
    não é preciso ser racista ou xenófobo para considerar execrável, sob todos os pontos de vista esta peça "de humor"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  61. Paulo
    desculpas de uma "rapariga" que gosta da brincadeira...
    Abração.

    ResponderEliminar
  62. Com este pedido de desculpas onde ainda insulta mais os portugueses fiquei em pânico: com as aptidões demonstradas estou com medo que a Maitê Peru-ença venha para a política portuguesa!

    ResponderEliminar
  63. X
    ela não pede desculpa, apenas se justifica...
    Não vem, pois nesse campo tem muito trabalho no Brasil.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  64. Isto é de uma pobreza de espirito ao mais alto nível... E o que acho mais piada é que eles não são ninguem para gozar com os outros, pois são mais b... que os pórprios...

    Estou indignada...

    bj

    ResponderEliminar
  65. Carpe
    o direito à indignação é elementar e deve ser exercido, neste caso,publicamente declarado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  66. Pinguim acho que esta senhora deveria de estar sobre o efeito de crack quando fez aquele video só pode. O que eu acho é que se quisermos generalizar como ela o fez naquele video, bem que podemos dizer umas quantas verdades sobre os brasileiros.

    Enfim... ninguem é pobre senão de juizo.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  67. Olá Pedrosense
    claro que nós poderíamos generalizar, mas isso seria descer ao nível dela...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  68. A unica coisa que esta coisa merece é ser ignorada...

    ResponderEliminar
  69. TUSB
    é uma forma correcta de ver a questão...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  70. sim, também gosto de "rapariga"! sobretudo, se usada com o sentido com que a palavra é usada no Brasil. também gostei que nos tivesse passado um atestado de estupidez por não termos percebido tão bela pérola do mais fino humor... cá para mim, só piorou as coisas.

    ResponderEliminar
  71. Paulo
    é evidente que é usado com esse sentido...
    Abraço

    ResponderEliminar
  72. Programa piroso, feito por pessoas incultas...
    Não gosta não vem, ninguém a convidou...
    Não conhece, ou informa-se ou então está calada, ignorante...

    Tem bons profissionais em Portugal, já que essa senhora é tão inteligente, porque não resolveu ela o problema!

    ResponderEliminar
  73. Melhor mesmo seria não ligar, que é perder tempo, mas já que se falou ... afinal era só "brincadeirinha"! Dizia a cacatua:
    "Ai gentchi! Por cá fázêmos muita brincadeirinha, mesmo com nóis! Até com o prêsidêntchi i tudo! Si cês si sentiram ofendidos mi disculpem vai! Éra só brincadeirinha".
    A frase, sem ser esta mesmo, andava à volta desta ideia!
    Esta cacatua nunca viajou pelo interior do país dela! Pois seria muito útil, ia-lhe fazer muito bem!
    E ler um livrito de vez em quando sobre aquilo que vai conhecer também daria geito, e até emprestaria algum ar de gente à cacatua!
    Por sorte, estou a ver, os brasileiros que conheço (não são muitos, devo confessar) estão nos antípodas desta criatura.
    Mesmo não sendo todos cultos têm, pelo menos, o sentido da sua própria dimensão no mundo e a humildade de reconhecer que todas as sociedades possuem as suas próprias glórias e vícios, sem que seja necessário achincalhar os dos outros.
    Este tipo de atitude é sintomática de grandes complexos de inferioridade, o que se notou até pela pouca cultura evidenciada pela cacatua ... mas que a ela não se livra daquela figura triste, isso não!
    É quando o feitiço se vira contra o feiticeiro!
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  74. Lampejo
    eu sei que tem que se lhe dar o devido desconto, mas há coisas que custam a engolir...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  75. Olá Manel
    como sempre a palavra certa, o verbo adequado...
    Eu também tenho alguns amigos brasileiros, aqui na blogosfera, 4 ou 5, e estranho que só um dos blogs aqui veio dar uma palavra de condenação ao vídeo em causa; resta aguardar...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  76. Oi, Pinguim! :-)

    Vejo seus comentários no "A Terceira Via", sempre um dos primeiro a comentar! Fiel leitor :-))

    Tive conhecimento deste ocorrido ontem, através de um blog de uma portuguesinha. Ao terminar, fiquei parada por alguns minutos, com certa indignação. Não aceito que qualquer cultura, de qualquer lugar do mundo, seja desrespeitada desta maneira. Por mais que muitos discordem, eu achei, sim, total falta de respeito e educação.

    E vou lhe dizer: há muitos brasileiros que estão atacando de forma extremamente severa a Maitê por causa disto. Quando eu digo severa é aquela coisa, a gente aqui não tem trava na língua. Pode até ser um defeito ou uma qualidade, talvez. Mas é o jeito de ser deste povo, sendo bom ou ruim.

    Maitê só é mais um exemplo dos inúmeros aculturados endinheirados que há por aqui, os quais mal sabem a história do próprio país, no caso o Brasil. A meu ver, isto é lamentável. No entanto, eu mesma não espero muito de atores de novelas - desculpem-me as pessoas que gostam de novelas, mas eu detesto! :-). Claro, há exceções.

    Quanto às anedotas, confesso que já vi muitas maliciosas das quais discordo. Entretanto, existem outras que não devem ser levadas em conta e sim rir delas. Eu mesma já partilhei algumas pela blogosfera portuguesa de um modo carinhoso e na intenção de interagir e divertir as pessoas. Até que deu certo! :-)) Sou loira e por aqui existem muitas piadas de loiras, se eu fosse levar isso em consideração, viveria sempre mal humorada!

    E é isso... Vocês, portugueses, não devem levar em consideração as críticas ou piadas que fazem de vocês. Pois, neste tempo em que tenho tido contato com portugueses através dos blogs, tenho encontrado pessoas intelectuais, que prezam por uma escrita perfeita e maravilhosa, pessoas delicadas, sensatas, acolhedoras, muito educadas e nem um pouco burras (por isso, não entendo o porquê do português "burro" mencionado nas piadas). Deem valor no que vocês são, cuidem do país de vocês. Sendo em menor número, é mais fácil, pois quando se chega a quase 200 milhões de pessoas, cada montante pertencente a uma cultura diferente, a maioria sem acesso a uma boa educação e até a uma saúde decente, vê-se o quanto a situação torna-se alarmante, sem ninguém perceber, tornando-se cada vez mais difícil resolver problemas de tão grande magnitude.

    E é isso! :-)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  77. Olá Gigi
    muito obrigado pela tua visita e pelo comentário muito agradável.
    Claro que não gostei do que vi e ouvi no vídeo da Maitê, mas sei distinguir a estupidez e falta de cultura de certas pessoas do resto do povo brasileiro, e aliás tenho vários amigos aqui no blog, brasileiros, dos quais gosto muito e com quem me entendo muito bem.
    E confesso, que este assunto já me está a parecer demasiado focado, pelo que já postei algo de completamente diferente.
    Tomei a liberdade de linkar o teu blog...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  78. É a primeira vez que invado seu bonito espaço pra falar de um assunto que me deixou perplexa.
    Vi esse programa, aqui no Brasil, e me senti envergonhada, pois cada brasileiro fora do seu país é um embaixador de sua Pátria.
    Maite Proença é uma menima mimada mas não é burra, o que torna o fato ainda pior e por isso mesmo foi o contrário do que em embaixador deve ser!
    Alguém falou que ela teve um momento infeliz! Acho que sim, mas também foi um pouco mais que isso! Ela se revelou como uma idiota que não conhece limites.
    Ela e as outras meninas e a produção do programa, que à falta de algo decente resolveram fazer nossos ouvidos de penico!
    Quem sou eu para ficar falando em nome do povo brasileiro, mas gostaria que soubessem o quanto aqui estamos incomodados com esta situação. E por isso em nome dos brasileiros, um povo sofredor, porém decente, peço a você que transmita nossas desculpas no seu blog e se puder diga também que nós gostariamos que este triste fato não viesse prejudicar as relações amistosas que os dois povos mantém!
    Compreendo sua mágoa, espero que não perdure por muito tempo, Maite não merece e como dizia minha avó, nascida em Vila Velha de Ródão: VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU.
    um beijo bem carinhoso e respeitoso do Brasil para a Pátria-Mãe!

    ResponderEliminar
  79. Olá Patrícia
    este comentário esclarece um ponto importante e que eu, desconhecendo totalmente Maitê Proença, a não ser pelo nome e por já a ter visto meia dúzia de vezes, acredito na sua palavra: "ela não é burra!".
    Sendo assim mais se justifica a indignação, justa, de muita gente aqui. Claro que há exageros e certos comentários deixados no blog dela, a maior parte "anónimos" não são mais que "achas para a fogueira".
    Mas o assunto morre aí e não belisca em nada , pelo menos no meu ponto de vista, a consideração que eu tenho pelo país e povo brasileiro. Ainda há pouco fiquei imensamente feliz com a escolha do Rio para organizar as Olimpíadas e, embora saiba que aí no Brasil, vocês brincam com a falta de graduação académica do vosso presidente, eu admiro muito Lula da Silva e a forma descomplexada como ele tem representado o vosso país.
    E ficamos por aqui.
    Este blog está sempre aberto a pessoas de bem, portuguesas, brasileiras, venham de onde vierem; e você será sempre bem vinda.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  80. O meu "geito" enjeitou mesmo!
    Paciência! Para a próxima sairá correcto!
    Manel

    ResponderEliminar
  81. Manel
    e tu preocupado????
    Não me faças rir...
    Abração.

    ResponderEliminar
  82. deixa-me que te diga que os brasileiros estão constantemente em competição com Portugal basta veres pelos comentários em vídeos portugueses no youtube e verás que é so insultos e as disputas reles como é o caso de qual será o portugues verdadeiro(escrito/falado) questionam se será o "nosso" ou o deles.
    um abraço joaozinho que estejas bem

    ResponderEliminar
  83. LOL, foi giro ver o nome do tipo que comentou aqui em cima! Parece que foi à tanto tempo!
    ;)
    PortUrsos, fazem falta não fazem? Pois!

    ResponderEliminar
  84. Das três uma:
    Ou a menopausa queimou os neurónios da criatura, ou estava sob o efeito de uma monumental ganza (o que não seria uma estreia para a senhora em questão), ou é burra que nem calhau. Ou se calhar as três...


    beijocas querido

    ResponderEliminar
  85. Caro M
    primeiro que tudo, obrigado pela tua visita e gostaria de adivinhar qual dos meus amigos ex-port_Ursos tu és...
    Quanto ao resto eu não gosto muito e tenho algum receio das generalizações; nem toda a gente pensa mal de nós no Brasil, embora esteja lá enraizada qualquer coisa que os faz por vezes embirrar connosco: algum complexo, talvez; mas não é grave, a não ser em casos pontuais como este.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  86. Amigo Félix
    tens toda a razão; e sendo tu um dos responsáveis por esse sítio, a quem fico a dever ter-te conhecido, mais o sentirás...
    Tenho pena de não conseguir identificar o M; mas apenas com uma letra não é fácil...
    Abração.

    ResponderEliminar
  87. Olá Blue
    vou abertamente pela hipótese conclusiva, eheheheh.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  88. Joao o M é do meu nome que tu sabes e o meu nick la era Soulien :)
    um abraço e realmente faz falta aquele chat
    pena terem acabado com ele ou terem mudado de nome nem sei mas perdi a vontade de ir lá ao novo...ja não é a mesma coisa
    abraços

    ResponderEliminar
  89. Meu caro amigo Soulien
    podes não acreditar mas pensei que pudesses ser tu; primeiro porque não tinha lá grande quantidade de amigos, fora a malta já conhecida antes e pessoal dos blogs, e tu eras um dos poucos que fugias a esses grupos e que era realmente amigo (e és); depois porque o M poderia ser, como é a inicial do teu nome que eu sei qual é...
    Sabes que aqui nos blogs encontra-se muita malta que aparecia lá.
    Aparece sempre que queiras, pois dás-me muito prazer e envia-me o teu mail para o meu e-mail que está no perfil do blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  90. Soulien,

    Olá, sou o Ibearico do PortUrsos, o criador, lol. Quero só dizer e deixar claro que o actual site que existe de bears não tem nada a haver com a administração do PortUrsos, a um única coisa que ambos os sites têm em comum são as pessoas que estiveram na razão do fecho do portUrsos.

    Desculpa João estar a usar o teu espaço!

    Abraço a ambos!

    ResponderEliminar
  91. Félix
    estás à vontade e espero que o Soulien leia estes comentários e mande o e-mail dele, que depois te disponibilizarei.
    Abração.

    ResponderEliminar
  92. Eu ví o video mas principalmente os comentários e sei que brasileiros e portugueses ficaram muito incomodados, como eu fiquei...

    ResponderEliminar
  93. Amigo Glauco
    aqui costuma dizer-se "por morrer uma andorinha, não acaba a Primavera".
    É a minha posição, condeno e muito a Maitê, mas de forma alguma isso influencia o meu sentir pelo povo brasileiro e principalmente os bons Amigos que aí tenho, em que tenho o grande prazer de te incluir.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  94. Pinguim, repito o que alguém comentou aí acima: é falta de educação e de respeito da parte dela, atitude obviamente não compartilhada pela média dos brasileiros. Quanto às piadas, sim, as temos sobre vocês, assim como vocês as tem sobre nós. Nessa semana mesmo, num evento de porte internacional, o presidente da Portugal Telecom do Brasil, português, disse durante seminário que pretende manter o domínio português sobre o Brasil mais 500 anos. Como se vê, em ambos os países temos pessoas que nos tratam, aos portugueses e aos brasileiros, com desrespeito. Também acho que, como Maldonado disse, falta inteligência a Maitê e pronto. E basta ignorar pessoas assim. O vídeo teve repercussão suficiente aqui e aí para que a atriz fosse obrigada se retratar. Mas li em alguns comentários acima também que, se não fossem vocês, ainda estaríamos vestidos de penas. Isso também é desrespeito. Eu poderia dizer que, se não fosse Bélgica, França e alguns outros, a África ainda viveria em tribos selvagens. Mas me recordo que é justamente por conta da colonização europeia que alguns países africanos entram em sangrentas lutas tribais, fomentados que foram no passado pelo europeu que lá chegou. Historicamente, não importa quem colonizou quem. Isso faz parte da história e da formação dos povos. O fato de uma atriz cometer esse tipo de atitude não deve, na minha opinião, revolver todo um passado e colocar, como senti, os ânimos a se exaltarem com acusações de ambos os lados. Isso é para torcidas de futebol, não para duas nações. Particularmente, tenho ojeriza a bairrismos e regionalismos. Fica a um passo de muros berlinenses e faixas de gaza. Abraço!

    ResponderEliminar
  95. Redneck
    não posso deixar de condenar com a mesma veemência com que condenei as declarações de Maitê e o gozo daquelas "senhorinhas" do programa da TV, as muito infelizes coisas que se disseram aqui acerca do Brasil e dos brasileiros.
    Nunca se pode, e é extremamente perigoso entrar no campo das generalizações e muito mais lamentável isso se torna quando fere valores que são caros à História e à cultura de um povo.
    A vossa História entronca na nossa História, e a colonização, boa ou má, aconteceu, foi um facto da História da Humanidade comum a vários países europeus. Sinto-me até honrado por ter sido o Brasil a ser um dos primeiros países a sair da colonização europeia e ter sido , nesse caso , Portugal a potência colonizadora. Vi há tempos um filme que aqui se chamou "A MIssão", com de Niro e J.Irons, que criticava e muito acertadamente a colonizaçãp portuguesa e espanhola na América latina (e aqui os espanhóis são muito piores que os portugueses, pois nunca tivemos um assassino chamado Pizarro), e tive vergonha do que vi nesse filme.
    E não tivemos em meados do século passado, a clarividência de outros países colonizadores, quanto a África, onde um político que Maité refere, mas com inexactidão, Salazar, ficou pregado ao passado e conduziu Portugal a uma guerra estúpida na qual me vi envolvido sem qualquer motivação.
    Mas vamos ao que interessa: o Brasil e o povo brasileiro não podem ser conotados com esta sujeita (que eu não poupo...) e são para mim, um motivo de orgulho e nunca de escárnio. Há diferenças entre nós? Com certeza e há muitos motivos para isso; mas há também muito que nos irmana, e em que a língua comum é o principal motivo.
    Gosto muito do Brasil...e de ti por várias razões, e uma delas,se calhar por seres brasileiro.
    Abraço grande e apertado.

    ResponderEliminar
  96. Nao tenho nada mais a dizer desta bobagem feita por Maite. Uma prova da incapacidade em entreter sem baixar o nivel. E certo que piadas entres nossos povos remonta ao descobrimento, mas nao desta forma.
    So posso deixar aqui meu respeito e amor por vc meu amigo e sei que e tanto que vai sobrar a todos os portugueses.
    Beijo
    paulo

    ResponderEliminar
  97. Paulo
    não há mais nada a acrescentar, tens razão, mas gostei muito de ver aqui nesta caixa de comentários os amigos brasileiros da blogosfera e que eu gostaria ainda mais de conhecer pessoalmente um dia, para os abraçar REALMENTE.
    Tu Paulo, o Eduardo, o Sérgio e o Glauko estão para sempre no meu coração.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  98. João, obrigado por não generalizar e retribuo o afago que me fazes. Também eu desejo conhecê-lo pessoalmente um dia e partilhar abraços e ideias que, entre nós, passam ao largo dessas pequenezas típicas de gente limitada. Beijo!

    ResponderEliminar
  99. Sérgio, bom amigo
    obrigado pelas tuas palavras.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!