domingo, 25 de novembro de 2007

Piadolas


Um homem entra em casa a correr e grita para a mulher:
- Maria! Ganhei o euro-milhões! Faz as malas!
- Ai que bom! Levo roupa quente ou fria?
- Leva tudo! Vais para casa da tua Mãe!

Numa escola em África a professora pede aos alunos que diga um verbo. O
primeiro aluno pensa um bocado e finalmente diz:
- Bicicrete!
- Não, bicicleta não é um verbo! Tu aí atrás, ora diz um verbo!
O rapaz pensa um pouco e finalmente diz:
- Prástico!
- Não! Plástico também não é um verbo! Tu aí ao pé da janela, diz um
verbo! O rapaz pensa um pouco e diz:
- Hospedar!
- Muito bem! Hospedar é um verbo, sim senhor! Agora diz uma frase com esse
verbo!
O rapaz pensa mais um pouco e por fim diz:
- Hospedar da minha bicicrete são de prástico!

Dois bébés estão a conversar:
- Tu é godo!
- Godo não! Fote!
- Fote tu! Godo de méda!

Numa estrada, alguns metros antes duma curva, dois frades seguravam um
cartaz que dizia " *O Fim Está Próximo! Arrepende-te e Volta Para Trás*!"
Nisto, passa um carro e eles mostram-lhe o cartaz.
O condutor do automóvel dá uma gargalhada, insulta-os e segue em frente.
Instantes depois ouve-se um grande estrondo para lá da curva.
Diz um dos frades para o outro:
- Olha lá... Se calhar já devíamos mudar o cartaz e escrever mesmo "A
Ponte Caiu", não?

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Maurice Béjart


2007 está a um mês de se despedir, mas entre as muitas personalidades que a morte ceifou neste ano, mais uma há, infelizmente, a referir: a do grande coreógrafo francês Maurice Béjart.
Nascido a 1 de Janeiro de 1927 em Marselha foi o responsável de três companhias de bailado que o tiveram como director; primeiro, em 1954, o Ballet de l'Étoile, depois em 1960, o Ballet du XXe Siécle, sediado no Teatro de la Monnaie, em Bruxelas e finalmente a partir de 1987 o
Ballet de Lausanne, sediado nesta cidade suiça, onde faleceu ontem, depois de hospitalizado há dias com problemas cardíacos.
Béjart é responsável por inúmeras obras ao longo de mais de 50 anos de carreira, mas foi no seu tempo de director do Ballet du XXe Siècle, que teve os seus maiores sucessos, nomeadamente "A Sagração da Primavera", o "Bolero (Ravel)", protagonizado pelo seu primeiro bailarino e grande amor Jorge Donn, falecido muito jovem, vitima da sida e "Romeu e Julieta".
Foi um coreógrafo, que durante vários Festivais Gulbenkian da Música, esteve presente em Portugal, com as suas principais obras, até ao escândalo que relatei no meu texto de 20/08/2207, cujo título é "Uma noite inesquecível".
Já depois do 25 de Abril e com o Ballet de Lausanne continuou a incluir Lisboa nas suas digressões, tendo eu visto quase todos os seus espectáculos.
Não posso deixar de lhe render a minha homenagem, pois foi um homem da cultura, cuja obra acompanhei de perto e não esquecerei jamais a sua figura, sempre de negro vestido, com a sua barba e o seu rosto fechado.
Até sempre, Maurice Béjart.

Faço um aditamento: é obrigatório ir a "O melhor dos dois mundos", e ver o vídeo de homenagem a Béjart, pois é lindíssimo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pearl Harbour









Pearl Harbor - Fotos do bombardeamento de Pearl Harbour, a 7 de

Dezembro de 1941.

As fotos estavam armazenadas numa velha camera Brownie desde 1941 e

foram encontradas no armário de um marinheiro que serviu no USS Quapaw.

A qualidade das fotos é surpreendente, e o valor histórico inestimável

pois foram tiradas durante o ataque a Pearl Harbor.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Abusos


É noite e o casal já está deitado.

Diz o marido:

- Querida... se tu quisesses, abusava de ti.

Responde ela:

- Mas eu quero... abusa, abusa.

Diz ele:

- Então, vai lá á cozinha buscar-me uma cervejola ao frigorífico...



Traz a Tagus, não quero cá confusões com esses mariconços (entretanto, coça os tomates e...peida-se, afinal é um HOMEM HETEROSSEXUAL...)


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Malas compañias


Esta é uma ousada curta metragem espanhola, que nos mostra, que o cinema dos nossos vizinhos acompanha a abertura que ali se está a dar a todas as questões GLBT.
É caso para dizer: tão perto e tão longe

domingo, 18 de novembro de 2007

"O meu grande sonho"


Dando resposta ao desafio do Special K, voi aqui falar do “Grande sonho da minha vida”, e assim, lá vou eu “embarcar” uma vez mais nas correntes bloguistas; mas, como também não custa nada, vou fazê-lo, e espero que os blogs que irei nomear lhe dêem continuidade, pois acaba por ser algo interessante.

"O meu sonho é utópico, pois trata-se tão sòmente, de pôr fim à mais real das utopias. Sonho ser feliz, totalmente feliz, na convivência dos meus familiares mais próximos, de quem amo, e dos meus amigos, todos eles fruindo também dessa mesma felicidade. Claro que no sonho, essa cadeia se ia ampliando, e daria lugar a um mundo sem ódios, sem pobreza, sem guerras, sem doenças...enfim, um mundo utópico."

Gostaria de desafiar os meus amigos Luís Galego, Maurice, Jasmim, JNavarro e Miguel a darem continuidade a esra cadeia, pois não dá trabalho e é interessante.




sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A tropa cá do João-10 - Moçambique 5


Como já referi em crónicas anteriores, o aquartelamento da Ilha de Metarica, que me calhou em sorte, era muito limitado em instalações, tinha uma pequena “pista de aviação”, criada no meio do mato, prèviamente capinado, e que para um “voo nocturno”, foi balizada por centenas de latas de cerveja vazias com pavios acesos, e que era a nossa única possibilidade de contacto pessoal com o exterior, através de um serviço de táxi aéreo que o exército mantinha entre o batalhão, sediado em Marrupa, e as diversas companhias, e que nos visitava duas vezes por semana, trazendo e levando pessoas, trazendo-nos os chamados “frescos” para a alimentação e o ambicionado correio. Havia ainda uma “picada” (caminho...não confundir com estrada), intransitável durante a estação das chuvas, e perigosa, devido à possibilidade de minas e de emboscadas, e que nos ligava à sede do batalhão, distante algumas centenas de quilómetros, pelo que apenas era utilizada ¾ vezes por ano, com as chamadas “colunas”, autênticos comboios de viaturas carregadas de bens duradouros e que pela sua perigosidade, obrigava a uma elaborada preparação, por causa das escoltas militarizadas, e das equipas de detecção de minas anti-carro, que quando deflagravam mandavam o carro ao ar e os seus ocupantes (por isso os carros militares iam super carregados de sacos de areia, para os tornarem menos vulneráveis a um eventual rebentamento).

Neste quartel, que eu comandava, havia cerca de 150 homens, entre militares e “mainatos”(rapazitos que ali viviam e tratavam, a troco de pouco dinheiro, da roupa,de outras coisas de quem os contratava, por exemplo carregavam com material , nas idas ao mato, em operações), e dos quais apenas entre 30 a 40 éramos brancos, quase todos graduados e alguns soldados “especialistas” (transmissões, manutenção, administrativos, etc.) Havia uma secção fluvial, com barcos de borracha e com motor, com capacidade para cerca de 15 homens, pois quase todas as operações era feitas, para lá do Lugenda, o grande rio, que distava do quartel quilómetro e meio; e assim havia que transportar, tanto à ida como na volta, o pessoal para a outra margem.

Quando no final de 1972 assumi o comando da companhia, esta zona do Niassa, estava já bastante pacificada, pelo que apenas algumas operações, a locais mais afastados e portanto mais demoradas, algumas chegando a semana e meia , para meu pesar, eram sempre comandadas não pelos alferes, mas por mim, assumiam alguma perigosidade, na procura de algumas precárias “bases inimigas”; como não havia população alguma em mais de 100 quilómetros em redor, qualquer pessoa avistada era naturalmente considerada suspeita.

A vida decorria pois, dentro de alguma normalidade, embora muito lentamente, apenas aqui e ali, interrompida por algum facto menos comum.

Como era pràticamente impossível sair dali, a não ser de avião, ou numa coluna auto ( a pé, ninguém o faria), por vezes eram mandados para este aquartelamento, soldados, cuja guia de marcha estava bastante manchada por factos menos agradáveis, pois este local era assim como que uma prisão sem grades.

Um belo dia, eis que me aparece um soldado, o Mazive, homem enorme, e dono de um corpo de deus negro e de um rosto bonito, e que vinha destinado à cozinha; como tinhamos apenas dois cozinheiros e não eram pròpriamente muito dotados em culinária, foi muito apreciada a vinda de um novo colaborador. Mas, lendo a sua guia de marcha, vim a saber que o amigo Mazive, tinha no seu “currículo”, algo invulgar, pois era considerado na sua aldeia natal uma espécie de feiticeiro, com alguns poderes e sabedor de algumas «mézinhas», e fazendo uso delas, tinha envenenado mortalmente 3 ou 4 familiares dele, de que não gostava. Fiquei atónito! Então era este homem que iria agora confeccionar a comida para todos nós? Fui falar com ele e indagar directamente sobre a história; pois, com uma calma e naturalidade muito próprias das crendices daquelas tribos a que pertencia, explicou-me que as pessoas em causa andavam a fazer muito mal a toda a população, e os chefes da aldeia recorreram a ele para pôr cobro à situação “tout court”. Para ele, tudo tinha sido normal, mas não para mim; mas o homem, que até tinha bom ar (seria do físico????), logo me adiantou que “aquilo” só funcionava lá na tribo dele e que não podia, mesmo que quisesse, fazer nada ali.

Foi com alguma desconfiança que provei os seus primeiros cozinhados, que até estavam óptimos, e ninguém morreu envenenado na companhia, até à sua extinção.

Recordo hoje o Mazive, mais pela sua belìssima figura, do que por este facto que aqui relato.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Deep tissue massage

Sócrates e as novas tecnologias


-Tou??? Mariano Gago? É o Zé Sócrates. Oh, pá, ajuda-me aqui, porque o meu

curso de informática foi tirado na Independente e o professor faltava

muito.

Comprei um computador, mas não consigo entrar na Internet! Estará fechada?

Desculpa?....

Aquilo fecha a que horas?

Zé, meteste a password?

Sim! Quer dizer, copiei a do *Freitas*.

E não entra?

Não, pá!

Hmmm....deixa-me ver... qual é a password dele?

Cinco estrelinhas...

Oh, Zé!...Fooooodasssss....Bom, deixa lá agora isso, depois eu

explico-te.

E o resto, funciona?

Também não consigo imprimir, pá! O computador diz: "Cannot find printer"!

Não percebo, pá, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao Monitor

e o gajo sempre com a porra da mensagem, que não consegue encontrá-la, pá!

Foooodassss.... Vamos tentar isto: desliga e torna a ligar e dá novamente

ordem de impressão.

Sócrates desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.

Mariano, já posso dar a ordem de impressão?

Olha lá, porque é que desligaste o telefone?

Eh, pá! Foste tu que disseste, estás doido ou quê?

Foooodassss... Dá lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.

Dou a ordem por escrito? É um despacho normal?

Oh, Zé... Foooooodasss... Eh, pá! esquece.... Vamos fazer assim: clica no

"Start" e depois...

Mais devagar, mais devagar, pá! Não sou o Bill Gates...

Se calhar o melhor ainda é eu passar por aí... Olha lá, e já tentaste

enviar um mail?

Eu bem queria, pá! Mas tens de me ensinar a fazer aquele circulozinho em

volta do "a".

O circulozinho...pois.... Bom... vamos voltar a tentar aquilo da

impressora. Faz assim: começas por fechar todas as janelas, Ok? Espera

aí...Zé?...estás aí?

Pronto, já fechei as janelas. Queres que corra os cortinados também?

Fooodasss Zé.... Senta-te, OK? Estás a ver aquela cruzinha em cima, no

lado direito?

Não tenho cá cruzes no Gabinete, pá!...

Foooodasss.... Fooooodasss.... Fooooooodassss Zé, olha para a porra do

monitor e vê se me consegues ao menos dizer isto: o que é que diz na parte

de baixo do écran?

Samsung.

Eh, pá! Vai pró....caaaaraaaaaalllhooooooooooo...

Mariano?... Mariano?... 'Tá lá?... poooorrrrraaaa o que é que lhe deu?...

Desligou...

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sentimentos electivos


No meu exame de Filosofia, do então 7º.ano (equivalente ao actual 12º.), a pergunta chave foi acerca dos sentimentos electivos, quais os que conhecia?

Com a normal resposta de que conhecia o amor e a amizade, quase todo o exame decorreu sobre este tema, tendo eu nessa altura já ideias bastante bem defenidas sobre essa matéria; curiosamente, essa minha prestação elevou-me a nota que tinha tido na prova escrita e fez findar o único “namoro” que tive na minha vida com alguém do sexo oposto, pois a minha “namorada” estava presente e não gostou de ouvir-me responder, com sinceridade, a uma questão que me foi posta sobre se estava ou já tinha estado apaixonado e cuja resposta foi negativa.

Vem isto a propósito de, já há tempos, pensar em escrever sobre este assunto, aqui no blog, mas há tanto que dizer, que não sei se conseguirei escrever exactamente tudo o que quero e se terei a capacidade de sintetizar o que vou dizer em palavras não demasiadas, que se tornem entediantes.

Sucede que a blogosfera é um Mundo, e que cada blog é o que o seu autor deseja que ele seja; há blogs temáticos, sobre diferentes assuntos, outros que são expressos de formas especiais, mesmo originais; nalguns há uma perfeita disponibilidade de falar dos assuntos pessoais, noutros, nem tanto; mas, mesmo nestes últimos, acaba por vir sempre ao de cima, algo de pessoal, muitas vezes sem o autor se dar conta disso (basta estar atento).

Eu, pessoalmente, não me coíbo de ir dizendo coisas de mim, do meu passado e do meu presente, talvez porque seja extrovertido e sinta necessidade de comunicar esses factos; outros assim procedem, há os que o não fazem...,são opções, todas elas, de respeitar.

De uma coisa, no entanto, estou certo; é a de que existe um espírito de partilha suficientemente lato para criar laços, que se vão estreitando numa talvez estranha amizade virtual, e que muitas vezes (cada vez mais) transita para uma amizade real; isso tem acontecido comigo, neste ano que tenho de blogosfera.

Amigo é alguém que está sempre presente, mesmo quando ausente fisicamente, é alguém a quem aceitamos criticas, pois sabemos têm como base , a boa fé e uma vontade de contribuir para o nosso bem estar; mas, tem exigências, e nisso sou completamente inflexível, não podem essas criticas estar eivadas de maldade ou suspeição, pois porão em risco a amizade.

Já quanto ao amor, o assunto é mais difícil de abordar, e encontra-se de tudo, aqui, na blogosfera, desde a exposição bem aberta da felicidade que usufruímos e que nos dá prazer partilhar, grupo no qual, claro, me encontro; há aqueles que se revoltam, com alguma razão, perante a ausência desse sentimento ou pela sua não correspondência, e que por vezes, não têm a suficiente paciência para esperar, pois eu acredito e acredito sinceramente que há sempre alguém que nos está destinado; e há aqueles que continuam a lutar com empenho, mas sem angústias, pelo aparecimento desse alguém, com maior ou menor esperança.

Entre os meus amigos e amigas, aqui na blogosfera, tenho exemplos de todos estes tipos e eu sentir-me-ia bastante feliz, se as pessoas que se sentem revoltadas, adaptassem uma posição mais serena, pois isso contribuirá, decerto, para encontrarem nesse alguém, a felicidade que ambicionam e merecem.




Dedico este texto a uma boa Amiga, a Cris, de quem acabei de ler o livro que é da sua autoria, o qual amàvelmente, me ofereceu. Gostei muito e penso que o entendi bem e será decerto objecto de uma conversa entre nós, brevemente, espero.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"Corrupção"


Aproveitando o tempo disponível nesta minha estadia na Covilhã, resolvi ir ao cinema e dos filmes em exibição, o que mais curiosidade me despertava era o “Corrupção”, (preferia que estivesse lá “A outra margem”, mas não era o caso).

Este é o tipo de filme que não traz grandes surpresas, tanto se tem falado dele.

A minha análise ao filme, faço-a em dois tempos: primeiro, o argumento e os aspectos técnicos; é sobejamente sabido que o filme se baseia no célebre livro de Carolina Salgado, no qual ela relata os acontecimentos que a envolveram com Pinto da Costa e a posterior ruptura. E, mesmo com as naturais adaptações a nomes ficcionados, em que Carolina é Sofia e surge “o Presidente”, os factos mostrados quase não precisam de seguir o livro de referência, tantos são os acontecimentos públicos que o ligam ao presidente do F.C.Porto, principalmente no que respeita às escutas, às compras dos árbitros e muitas outras coisas.

É pois de corrupção que se trata, neste caso, concretamente na área do futebol, mas com ramificações á magistratura, à política, e até à própria polícia.

E é escusado vir o actor Nicolau Breyner dizer que não há nada que indique tratar-se de P.Costa, pois tudo o aponta.

O filme tem ritmo, está escorreito, e longe de ser uma obra prima, vê-se razoàvelmente bem; tem actores credíveis nos seus desempenhos, dentro os quais destaco Margarida Vila-Nova, excelente, e tem um naipe de secundários de luxo; vai ser um êxito de bilheteira, sem dúvida alguma.

E é aqui, que começa a segunda parte da análise que quero fazer; há um conflito entre o realizador, João Botelho, a sua mulher e argumentista do filme, Leonor Pinhão, e a que posteriormente se juntou Margarida Vila-Nova, e o produtor Alexandre Valente, que anteriormente produzira “O crime do Padre Amaro”. E este conflito tem como base a montagem final do filme; como se sabe, embora teoricamente seja o produtor que tem sempre a última palavra, é geralmente da responsabilidade do realizador, a montagem, pois só assim, ele pode realmente dar corpo à história que idealizou, e quantas vezes será difícil cortar esta ou aquela cena, em função de um equilíbrio que está desde o início na mente do realizador...

Ora, neste caso, e estando o filme já numa fase adiantada da montagem, o produtor exigiu o corte de cerca de 15/18 minutos de filme, argumentando que essas cenas não seriam necessárias e inclusive, tornando o filme demasiado longo, seriam inconvenientes e seriam causadoras de uma menor rentabilidade do mesmo, o que também sucedeu nos temas musicais prèviamente seleccionados por João Botelho. Este, sentindo que o corte dessas cenas tirariam um âmbito mais dilatado à corrupção que quereria retratar, já não exclusivamente desportiva, não aceitou essas decisões, e desligou-se do projecto (note-se que há uma cena totalmente apagada de uma agressão a um jornalista).

Será que a ambição de um lucro maior, justificará que se destrua a ideia inicial de uma obra que é afinal a história que o realizador e argumentador querem contar?

O filme, com ou sem essas cenas, será, estou certo, mais que rentável, e portanto, o argumento do produtor cai pela base; e nenhum autor gostará que lhe amputem ou enxertem a sua obra, sob pena de a não considerar como coisa sua.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Um ano !!!


Este blog faz hoje um ano de vida. Não é muito tempo, mas para o tempo efémero de muitos blogs, é sempre motivo de comemoração, mormente quando se põe um texto quase todos os dias (este é o 325º post).

Como disse no início do blog, este é um espaço muito pessoal, em que comento o que acho oportuno, emito opiniões que considero actuais e me exponho na medida em que considero que devo compartilhar as minhas vivências.

Fazendo uma rápida análise deste ano passado, saltam à vista dois ou três factos importantes; o mais marcante e que me foi extremamente penoso, foi o “desaparecimento” do blog, quando inadvertidamente, ao apagar um endereço do Gmail, ao qual o blog estava ligado, o mesmo “desapareceu”; embora não entenda bem o sucedido, pois ao que sei, um blog só é apagado depois do seu autor, expressamente o confirmar; parece-me que “mão amiga” me tem recuperado a quase totalidade dos posts, e pelo menos, ficarei com eles em disco.

Outro facto relevante, foi o encontro de bloguistas que tomei a iniciativa de promover, em Abril, o qual permitiu o conhecimento pessoal de vários amigos e que proporcionou um excelente convivio; espero repetir a iniciativa, se for possível, mais alargada, na próxima primavera.

Finalmente, e não há bela sem senão, o “afastamento” de dois bloguistas amigos(?), mas isso é já um assunto passado e que não quero relembrar demasiado.

Se, de início, pensava que um blog, era essencialmente um local de “desabafos”, tipo diário informático, agora acho que é sobretudo, um lugar de partilha, em que me dá um imenso prazer emitir opiniões em blogs amigos, receber comentários no meu, mesmo que discordantes, e por vezes, entrar em diálogo.

Estou hoje mais rico que há um ano atrás, pois alarguei o meu núcleo de amigos, alguns dos quais passaram de virtuais a reais, embora haja aqueles que não conheço pessoalmente e que considero verdadeiramente Amigos.

É pois a vocês que agradeço a existência diária deste blog, que hoje faz parte da minha vida e que é tantas vezes um veículo de transmissão de emoções, alegrias e tristezas.

Obrigado a todos, do fundo do coração.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Este fim de semana...


Este fim de semana alargado, saio de Lisboa e vou até às minhas raízes; vou respirar o ar puro da Estrela, reencontrar a minha terra, hoje tão diferente (para melhor), da Covilhã onde nasci e cresci.

Vou lá e levo comigo flores, muitas flores, milhares de flores, simbolizadas numa só flor, a tua flor preferida: a rosa! E essa flor é para simbolizar todo o carinho, todo o Amor, toda a ternura e toda a gratidão pela magnífica lição de vida que me tens dado ao longo destes anos, Mãe!

É com uma emoção enorme que amanhã, ao beijar-te, te direi obrigado pelo exemplo de Mulher e Mãe que tens sido, para mim e para todos nós, teus filhos.

No encanto dos teus 84 anos, tão lúcidos e serenos, mas ainda assim já um pouco cansados, olhas para trás e vês nos teus filhos, no carinho com que te envolvem, a recordação de uma vida, de uma vida cheia e que nem sempre foi fácil; os teus exemplos sempre me nortearam e é a ti que devo toda uma maneira de ser de que muito me orgulho. Sempre houve entre nós dois uma imensa cumplicidade, para entendermos tudo, muitas vezes com um olhar, um sorriso, algumas vezes, uma lágrima...

Foste, há 19 anos atrás, sujeita a dura prova, pelo destino, quando viste partir, de repente, o único Homem que sempre amaste e que sempre te amou só a ti; e mais que viúva, ficaste orfã, pois pouco conhecias da vida prática, fora do lar; desconhecias muitas coisas, pois o meu Pai de tudo tratava; e então foi necessário reaprender a viver, e só; mas com que espirito o fizeste, com que tenacidade o conseguiste.

Mãe, tudo o que possa dizer de ti é pouco e só me penaliza a ideia da naturalidade do ciclo da vida; mas enquanto aqui estiveres, quero para ti a maior felicidade do mundo, que te sintas rodeada do Amor, da ternura e da alegria que sempre nos soubeste dar.

Obrigado, minha querida Mãe!

(Escolhi para tema musical uma música que sempre gostaste muito: “La Cumparsita”, na voz de um cantor muito do teu agrado, Carlos Gardel; recordas-te como ao som desta música, era eu menino, me ensinavas a dançar?)

terça-feira, 30 de outubro de 2007

É Lei : cumpra-se !!!


Finalmente, a lei há tanto tempo esperada foi aprovada.
O povo está agradecido para sempre a essa heróica mulher - Carolina Salgado!

(Click na foto, para aumentar)

Quinta frase


Respondendo ao desafio do André Benjamim, que correspondia ao seguinte:
1. Pegue no livro mais próximo, com mais de 161 páginas – implica aleatoriedade, não tente escolher o livro;

2. Abra o livro na página 161;

3. Na referida página procurar a 5.ª frase completa;

4. Transcreva na íntegra para o seu blogue a frase encontrada;

5. Aumentar, de forma exponencial, a improdutividade, fazendo passar o desafio a mais 5 bloggers à escolha;

deu o seguinte: "Ali se fundia de forma ímpar a expressão mais sublime dos valores estéticos clássicos, que nos trazem as memórias das velhas mitologias grega e latina, com a vitalidade arrebatadora da exacerbação dos sentidos, o gozo extático da carne viva".
Consta no livro de Pedro Gorski "As lágrimas de Bibi Zanussi e outros contos" que tenho aqui junto a mim, para o começar a ler.
Para não quebrar este jogo gostaria de convidar as seguintes pessoas:
-Luís Galego (Infinito pessoal)
-Special K (O melhor de dois mundos)
-Lampejo (À volta da fogueira
-Jnavarro (Chauffeur navarrus)
-Catatau (mesmo sem blog)

Respondam e dêem continuidade pois não custa nada e é diferente...

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

De "Narciso" a "Masculine"


Desde que começou a sair a revista “Time Out”, já por três vezes utilizei sugestões que aí encontrei, não para os filmes de estreia, peças de teatro nos palcos mais conhecidos, concertos há muito anunciados ou exposições nos sítios do costume; apenas referências pequenas, difíceis de encontrar noutros locais.

Assim, fui ver a exposição “Zoolywood”, que aqui referi em recente post; mas antes disso fui a um espaço que desconhecia em absoluto, num 1º.andar em frente ao Conservatório, ao Bairro Alto, e que tem o curioso nome de “Bomba Suicida”, onde há espectáculos alternativos, e onde assisti a uma peça de bailado, “Narciso”, com coreografia e interpretação de Filipe Viegas, sendo o palco uma pista de dança quase vazia, apenas com um dançarino, na sua tentativa de agradar, de conquistar tudo e todos; o público segue-o através dos seus passos de dança, e ele avança para uma exposição mais erótica ou porno provocadora. O exibicionismo, que vai entre o degradante, o íntimo ou o enternecedor é uma última tentativa de captar o desejo/amor do público, que o vê expor-se. Talvez até à alma. “Narciso” é uma peça sobre a solidão. Infelizmente já não está em exibição.

Esta tarde foi a vez de ir ao Teatro Maria Matos, assistir a um “bailado”, coreografado por Paulo Ribeiro, nome que não necessita apresentação no panorama da dança em Portugal.

Um quarteto de intérpretes masculinos protagonizam “Masculine”, uma peça intensa, quase febril, capaz de levar fàcilmente o público ao riso ou às lágrimas e que gira à volta do que aproxima esses intérpretes da “pessoa” de Fernando Pessoa.

Miguel Borges, Peter Michael Dietz, Romeu Runa e Romulus Neagu são os intérpretes de um espectáculo, com um ritmo avassalador, e que não encaixa bem, numa só nomenclatura, pois sendo essencialmente dança ( e que bem dançam os quatro intérpretes), tem também teatro, pantomina e tem...Fernando Pessoa, em todos os seus “eus”.

Termina com uma admirável sequência de sobreposição de corpos ao som do “Bolero” de Ravel, onde não falta alguma erotização. Enfim, um espectàculo imperdível, mas que, não entendo bem porquê, esteve apenas em cena, sábado à noite e domingo à tarde.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Cadernos D.Quixote


Nos meus tempos de universidade, era hábito fazer umas rondas por várias livrarias, não só às mais conhecidas, no Chiado, como a outras, mais pequenas e estratégicamente situadas, perto do Campo Grande ou na Rua da Escola Politécnica.

Nestas últimas, mais frequentadas por estudantes, havia sempre uns “caixotes”, bem arrumadinhos no sotão, aos quais não era difícil aceder, e onde se encontravam os livros proíbidos pela censura, que naturalmente não poderiam ter exposição pública. Ir ao “caixote” era um hábito e um bom hábito, pois quantas preciosidades por lá encontrei, folheei, li e adquiri.

Vem isto a propósito de uma colecção de 50 livros, que compunham a colecção “Cadernos D. Quixote”, da editora de mesmo nome, e que eu, em boa hora, resolvi assinar; assim, à data da sua publicação, eu recebia-os em casa, pelo correio, ainda antes de passarem pelo odioso “lápis azul”; e devem ter sido para aí 50%, os títulos que tiveram esse destino. Era uma colecção, com títulos extremamente actuais, ao tempo, essencialmente sobre temas políticos e sociais, que transcreviam textos sobre o tema versado, publicados nos grandes periódicos dos países democráticos, por especialistas e comentadores de renome. Com formato de livro de bolso,, com cerca de 100 a 150 páginas cada, o primeiro saíu em Julho de 1968, e o último, precisamente quatro anos depois, em Julho de 1972.

O preço começou por ser de 20$00, depois passou para 25$00 e finalmente estabilizou nos 30$00.

Tenho um imenso orgulho em ter toda a colecção, que independentemente do seu valor monetário, tem para mim, um enorme valor pessoal.

Presumo que foi devido a um título, que tinha lido na véspera de uma “conversa” com alguns chefes militares, na EPI, em Mafra, “A crise da Igreja”, e sobre o qual dissertei nessa “conversa”, que vim a ser escolhido para vir a ser capitão miliciano; essencialmente o livro referia o papado muito político de Paulo VI, a forma quase “comprada” como foi escolhido para papa e os posteriores apoios aos movimentos independentistas.

Porque é curioso ver a abrangência dos temas expostos nesta colecção e a oportunidade do seu lançamento, no mercado, aqui fica publicada a totalidade dos títulos editados e publicados.


1 – O conflito Israelo-Árabe

2 – Bolívia, um segundo Vietnam?

3 – A revolta dos negros americanos

4 – Grécia 67

5 – Guerra ou paz?

6 – O drama do terceiro mundo

7 – Que futuro para o Vietnam?

8 – Checoslováquia na hora da democratização

9 – Biafra

10 – EUA – ano de eleições

11 – A revolta de Maio em França

12 – URSS – 50 anos depois

13 – A crise da Igreja

14 – O desafio americano

15 – China hoje

16 – Médio Oriente – solução impossível?

17 – Apartheid

18 – Black Power – Poder Negro

19 – As crises monetárias

20 – Lua – Sim ou não?

21 – De Adenauer a Willy Brandt

22 – A Rodésia e a independência

23 – Japão outro gigante

24 – Uma nova Espanha?

25 – Itália entre direita e esquerda

26 – O Brasil na encruzilhada

27 – Droga – inferno ou paraíso?

28 – Igreja velha, Igreja nova

29 – Hippies – quem os conhece?

30 – Suécia – mito ou realidade?

31 – Bolívia, depois de Guevara

32 – Cuba e o Socialismo

33 – A pílula é um perigo?

34 – O futuro é dos jovens

35 – E depois do Laos?

36 – India – sem Nehru

37 – Mulheres contra homens?

38 –Inglaterra – Trabalhadores, Conservadores ou europeus?

39 – F.B.I. – Abuso de autoridade

40 – Marrocos – Hassen e as conspirações

41 – Vietname – antes da paz

42 – Quem tem medo da China?

43 – A nova esquerda na Europa

44 – E depois de Franco?

45 – Grécia – ano quinto

46 – A Jugoslávia de Tito

47 – Polónia – um novo rumo?

48 – A outra Alemanha

49 – Guerra química e bacteriológica

50 – Albânia – o país das águias


quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Armando da Silva Carvalho


Armando da Silva Carvalho, nasceu, perto de Óbidos, em 28 de Março de 1938.

Frequentou um colégio particular nas Caldas da Rainha e, depois de passar pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, licenciou-se em Direito, na mesma Universidade.

Entretanto exerceu várias profissões: empregado de escritório, tradutor, jornalista, copy-writer numa agência publicitária e, finalmente, a advocacia em Lisboa.

Em 1962 foi-lhe atribuído o Prémio Revelação pela Sociedade Portuguesa de Autores, pelo seu livro “Lírica Consumível”.

Tem várias obras de poesia publicadas, entre elas “Alexandre Bissexto” (1983), “O uso e o abuso” (1976), “Técnicas de engate” (1979) e “Em nome da mãe” (1994).

Publicou também “A vingança de Maria de Noronha” (1988), “O homem que sabia a mar” (2001) e recentemente, em 2006, junto com Maria Velho da Costa, “O livro do meio”.

É um dos melhores poetas portugueses revelados nos anos 60.



Colocas mais palavras

sobre o corpo. Divagas

construindo os pés

de uma retórica

por vezes

fraudulenta.

Por vezes

só.

Sino de músculos

aos meus tão periféricos.

Tão oca. Tão sonora.

Tão perfeita.

Com seu motor erótico

posto em movimento.

Teus lábios

despegam-se

de uma boca harmónica.

Transitam cordiais

num espaço proibido

enriquecido

por límpidos sinais.

Por vezes

tão solene

que os meus olhos

se fundem

liturgidos

na água preciosa

dessa sucinta flor

tão especiosa.

Os meus vocábulos

Dou-tos.

Cruzam c’os teus

no parapeito histórico

em que debruças

o corpo já sem fraude

que mil e uma vezes

pronuncias.

Por vezes

Som.

Subindo na solidão doméstica

com seus talheres de sonho.

Inversa dessa boca transitória

que mastigava a minha

na meiga confusão

dos beijos

e da sesta.

Teu rosto

nesta ilha requintada

onde a chuva choca

os planos pacientes da tristeza

- teu rosto é um turista.

E um voo que se freta

num espaço doente

e a que eu liberto agora

toda a pista.

Por vezes

Sonho

com a matéria

magnífica

dos teus membros,

teus dentes incrustados

numa manha altiva.

E o mar

dá-me esta ilha

todas as manhãs.


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Zoollywood


Está patente na Galeria Arqué, situada na Av. Miguel Bombarda, 120A, em Lisboa, uma exposição de trabalhos muito originais de Pedro Zamith, subordinados à sua muito peculiar forma de ver o cinema e alguns dos filmes que o marcaram; por exemplo ali se poderá ver uma Marilyn Monroe , na célebre cena de "O pecado mora ao lado", em que a actriz nos é apresentada com uns belos pelos nas pernas; há cenas bem conhecidads de filmes como "Voando sobre um ninho de cucos", "Laranja mecânica", "Pulp Fiction", "Eduardo mãos de tesoura", "Shinning", ou este que a foto mostra do "Amadeus", sempre numa visão pessoalìssima e algo surreal.

Pedro Zamith nasceu em Lisboa em 1971. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 1999 depois de terminar o Bacharelato em Cenografia e Figurinos pela Escola Superior de Teatro e Cinema em 1993. Em 1999 frequentou o curso de Desenho Animado na Fundação Calouste Gulbenkian.

Conta já com três livros de banda desenhada publicados, dois pela editora Francesa Nocturne e um pela Bedeteca de Lisboa.

Fez ilustrações para o jornal Público, revista Sábado, revista Bíblia, Volta ao Mundo, OP Magazine, entre outros.

Participou em vários concursos tendo recebido uma Menção Honrosa e um prémio da editora Francesa Nocturne.

No que toca a exposições, Zamith tem integrado desde os anos 90 várias colectivas de artes plásticas: FBAUL, Galeria Zé dos Bois, Museu de Serralves, Hospital Júlio de Matos, e recentemente o projecto artístico “Comboio Fantasma” com o apoio da agência de arte Vera Cortês. Conta ainda com exposições individuais nas galerias Quadrum, Monumental e Pedro Serrenho.

Desde 1993 é professor de Oficinas de Arte e Teoria do Design no Colégio Planalto de Lisboa.




segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fotografias de casamento

Perante a avalanche de fotos em todos os casamentos, deveriam, como neste caso, agrupar-se os convivas em especiais categorias.
Esta é um bom exemplo, e aplicada à letra nalguns casamentos "de conveniência" ia ser o bom e o bonito...

sábado, 20 de outubro de 2007

Deborah Kerr


Faleceu na passada terça feira, em Inglaterra, com 86 anos de idade a actriz de origem escocesa, Deborah Kerr, cuja carreira de mais de 50 filmes, decorreu, principalmente em Hollywood.

Foi uma mulher muito bela, não tipo “mulher fatal”, mas uma beleza serena, e que curiosamente soube envelhecer conservando esses belos traços de uma senhora distinta, como se viu ainda há poucos anos, quando apareceu em público, numa cerimónia de entrega dos Óscares, em que se juntaram personalidades ainda vivas galardoadas pela Academia.

Curiosamente, o único Óscar que ganhou, foi o da carreira, em 1994, pois das 6 vezes em que foi candidata, como melhor actriz principal, nunca o obteve. A sua segunda nomeação era, porventura, merecedora do mesmo, mas o escândalo que rodeou o filme “Até à eternidade”, de 1953, e principalmente a tórrida cena do beijo entre as ondas, no Hawai, entre a sua personagem, uma mulher casada e um sargento do exército americano (Burt Lancaster), para a época, claro, pois hoje a cena é quase púdica, embora plena de sensualidade, impediram que o Óscar lhe tivesse sido atribuído.

Recebeu, no entanto, um Globo de Ouro pela sua interpretação em “O rei e eu”, de 1957, onde contracenou com Yul Brynner.

Entre a sua vasta filmografia, permito-me destacar numa pessoalìssima escolha os seguintes filmes, para além dos dois já citados:

-“As minas de Salomão” (1950)

-“Quo Vadis” (1951)

-“O Prisioneiro de Zenda” (1952)

-“Júlio César” (1953)

-“O grande amor da minha vida” (1957)

-“Vidas separadas” (1958)

-“Bom dia tristeza” (1958)

-“Os inocentes” (1961)

-“A noite da iguana” (1964)

-“O compromisso” (1969)

E, principalmente um dos filmes mais belos e o primeiro filme sobre homossexualidade, suponho, a ser exibido em Portugal: “Chá e simpatia”, de 1956, e em que contracenava com John Kerr.

E assim continua a ser este, um ano muito triste para o espectáculo, pois é mais uma grande figura que nos deixa.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Dalmácia

Zadar - centro histórico
As mil ilhas dálmatas...
Zadar - da janela da "nossa" casa
Split - Passeio marítimo
Split - dois turistas...
Finalmente, algumas fotos de umas férias inesquecíveis, numa região linda de verdade e na melhor companhia.
As saudades são minoradas por já ter escolhido a data do reencontro; irei passar o fim de ano e a primeira quinzena de Janeiro a Belgrado; estará frio, decerto, mas vou ter quem me aqueça...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

"Les valseuses"


Voltando ao tema do post anterior, e seguindo o raciocínio do Tong zhi, no seu comentário, de que as conversas passariam a ser como os “tintins”, recordei-me de uma cena, que se passou com os meus avós paternos, lá para os tempos revolucionários dos anos 70; sucede que tendo uma filha a residir no Porto, eles de quando em vez, iam até à Invicta, e ficavam sempre hospedados no Hotel Batalha.

O meu avô era mesmo intragável, de um conservadorismo ridículo, para desgraça da minha santa avó (santa porque o aturava), que era uma senhora bela, culta e distinta; ora, das pouquíssimas concessões dele, era quando estavam fora, no Porto, no Hotel Batalha e em Lisboa, no Hotel Tivoli, ele permitia-se uma ida ao cinema, com ela claro, e sempre ao Batalha, no Porto, pois era só atravessar a praça, ou ao S.Jorge, aqui em Lisboa, a 50 metros do hotel; eram cinemas bons, que passavam bons filmes e não havia problemas, apenas perguntava qual o nome do filme e mandava comprar os bilhetes.

Estando uma ocasião no Porto, foram ver um filme, ao Batalha claro, cujo nome em português era “As bailarinas”, tradução muito à letra do título original “Les valseuses”, o que era um perfeito disparate, pois “les valseuses”, quer dizer em calão, os ditos “tintins” ou as “cerejas” na minha moderna versão...e com propriedade, pois são muito “mexidos” os ditos cujos; O filme, bem, eu vi-o, era quase sexualmente subversivo, com sexo a três, sexo descarado entre os 2 protagonistas masculinos, nús integrais em grande parte do filme, enfim, um pagode (os intérpretes eram o Dépardieu, a Miou-Miou e o malogrado Patrick Dewaere e o realizador era o Bertrand Blier).

Imagine-se o espanto e a incredibilidade do meu avô ao deparar com aquilo, era um escândalo e trata de sussurrar para minha avó: “isto é uma porcaria, não podes ver isto, fecha os olhos, Eduarda”; a senhora respondeu-lhe e bem, que se estava incomodado deveriam sair, mas isso , para ele era impossível, outro escândalo seria, sair do cinema a meio, com a luzes apagadas, teriam que esperar pelo intervalo, mas ela deveria fechar os olhos(...).

Bem, a risada que eu dei quando a minha avó me contou isto mais tarde, sem ele saber, claro, e juntou um magnífico comentário; “ E eu até estava a achar divertido, filho...”

A propósito, se puderem encontrar o filme, vejam; vão divertir-se e achar ainda mais piada a esta história.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

"Le temps des cerises"



Não, não modifiquei a estrutura do blog, nem fiquei "maluco" de repente.
Apenas encontrei uma canção linda, na voz bem original de um cantor, muito mais conhecido na sua vertente de actor, do que como cantor, Yves Montand, e achei uma ideia algo "original" , ilustrar essa canção com com fotos de outras "cerejas"...
Às vezes, é bom acompanhar com os olhos, vendo fotos nada chocantes, até porque são belas, uma música agradável e um poema tão maravilhoso.

"Quand nous chanterons le temps des cerises
Et gai rossignol et merle moqueur
Seront tous en fête
Les belles auront la folie en tête
Et les amoureux du soleil au cœur
Quand nous chanterons le temps des cerises
Sifflera bien mieux le merle moqueur

Mais il est bien court le temps des cerises
Où l'on s'en va deux cueillir en rêvant
Des pendants d'oreilles
Cerises d'amour aux robes pareilles
Tombant sous la feuille en gouttes de sang
Mais il est bien court le temps des cerises
Pendants de corail qu'on cueille en rêvant

Quand vous en serez au temps des cerises
Si vous avez peur des chagrins d'amour
Evitez les belles
Moi qui ne crains pas les peines cruelles
Je ne vivrai pas sans souffrir un jour
Quand vous en serez au temps des cerises
Vous aurez aussi des peines d'amour

J'aimerai toujours le temps des cerises
C'est de ce temps-là que je garde au cœur
Une plaie ouverte
Et Dame Fortune, en m'étant offerte
Ne saura jamais calmer ma douleur
J'aimerai toujours le temps des cerises
Et le souvenir que je garde au cœur"

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Prémios Nobel e IgNobel




Já são conhecidos os prémios Nobel deste ano; não me debruço sobre aqueles que são de áreas mais específicas, como a Física, a Química, a Medicina ou a Economia, para me deter nos dois mais mediáticos, naturalmente o da Literatura e o da Paz.

O Nobel da Literatura premiou uma grande carreira de uma velha senhora inglesa, de origem persa, Doris Lessing, que já havia ganho por assim dizer todos os prémios que havia a ganhar e que agora, como ela diz, com uma graça pouco habitual na sua idade, deram-lhe o Nobel à pressa antes que “pifasse”; tem vários títulos publicados no nosso país e a sua figura fará lembrar a “nossa” Agustina, mas um pouco mais democrática... Este prémio contrariou a maioria das prespectivas, mas a Academia Sueca assim determinou, e quanto a mim, muito bem.

Já o prémio para a Paz foi dividido entre uma instituição pública, o IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, da ONU), e Al Gore. Dando toda a razão da atribuição do prémio ao IPCC, pois esse é um dos temas que mais preocupa as gerações actualmente, já não estou tão seguro do mérito de Al Gore, que, embora bem intencionado, me parece que está mais a investir no seu futuro político, a curto, médio ou longo prazo.


Mas à margem do Nobel e antecendendo-os, foram atribuídos, como é hábito, pela universidade de Harvard, nos EUA, os já muito conhecidos IgNobel, dez prémios que pretendem ditiguir nas diversas áreas, investigações de conteúdo sério, mas improvável, brincando assim com o lado ignóbil de alguns estudos científicos. A cerimónia da entrega dos prémios, nessa mesma Universidade será tudo menos académica, embora quem faça a entrega dos prémios sejam individualidades, que ganharam mesmo os prémios das Academias Sueca e Norueguesa.

Neste ano, o prémio mais polémico, terá sido o da Paz, que premiou a fórmula da bomba gay, e que se resume a usar químicos que influenciem o comportamento humano para desviar a disciplina e moral do inimigo, ou dito de outra forma mais perceptível, sugere afrodisíacos fortes, especialmente químicos que provoquem comportamentos homossexuais..


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Fotos comentadas


No meu desaparecido blog, havia uma rúbrica, que aparecia de vez em quando, com o título de "Fotos comentadas", em que relembrava fotos, que durante anos. punha semanalmente, na porta do meu gabinete, no jornal onde trabalhei, e à qual acrescentava algum comentário sempre jocoso.
Tenho várias dessas fotos digitalizadas, embora algumas delas estejam muito datadas, ainda se podem encontrar algumas com uma certa piada.
Hoje coloco aqui, e curiosamente com o mesmo comentário, duas delas; no entanto, se na primeira, se trata de um tipico caso de fotojornalismo oportuno, já na segunda, se trata de uma belìssima foto, da qual me penalizo hoje de ter posto o comentário que lá está, pois a fotografia não o merece; apesar do mesmo não ser maldoso, nem pretender gpzar com a situação, como na foto de Jorge Sampaio, e de apenas pretender realçar a grande diferença de idades entre as duas pessoas fotografadas, acho que hoje poria um comentário mais de acordo à beleza da foto.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Adriano Correia de Oliveira


Adriano Correia de Oliveira, nasceu no Porto, em 1942, mas desde os primeiros meses de vida, passou a residir em Avintes, onde frequentou a escola primária. De 1952 a 1959, fez o ensino liceal, no Porto, no Liceu Alexandre Herculano, no final do qual, ingressa na Faculdade de Direito de Coimbra, tendo logo iniciado a sua colaboração com o Orfeão Académico, como primeiro tenor. Em 1961, transfere-se para Lisboa, mas voltou a Coimbra, no ano seguinte, onde como membro dos orgãos da Associação Académica, participa nas célebres lutas e greves estudantis de 1962.

Desde o início da década de 60, torna-se militante do Partido Comunista Português.

Em 1966, casa, casamento esse do qual teve dois filhos, e passa a viver em Lisboa, pedindo novamente a transferência para a Universidade de Lisboa.

Em 1967, inicia em Mafra, a sua vida militar, na qual passou por Santarém, antes de ser colocado na Ajuda, em Lisboa, onde cumpriu o resto da sua tropa, em 1970.

Em 1969, recebe o prémio do melhor disco do ano, pelo álbum “Adriano Correia de Oliveira”, e apareceu no conhecido programa televisivo “Zip Zip”.

Começa a sua vida profissional em 1971, como acessor de imprensa na FIL, e é também então que começa uma actividade artística, em colectividades e assossiações e em meios populares.

Criou uma editora em 1973 e em 1979 realiza o sonho de formar uma cooperativa artística, a Cantabril, de onde é afastado mais tarde, associando-se então à Cooperativa Era Nova.

Morreu, vítima de um acidente vascular esofágico, a 16 de Outubro de 1972, há 25 anos, portanto.

Foi, juntamente com José Afonso, quem mais divulgou, antes do 25 de Abril a música de contestação, e encontrou, entre outros poetas, na sua carreira artística, a colaboração grande de Manuel Alegre. O fado de Coimbra, encontrou na sua voz, um dos melhores divulgadores.

Para melhor conhecer a vida e a obra de Adriano Correia de Oliveira, consultar o site elaborado pelo GTI (Grupo de Trabalho da Intranet, da Escola Secundária de Emídio Navarro, de Viseu), e com uma página inicial da sua filha, Isabel Correia de Oliveira - "Adriano Sempre", onde colhi a maior parte das referências deste texto.

Também no blog "Cantaremos Adriano", podem encontrar-se todos os eventos das comemorações dos 25 anos da sua morte, nomeadamente o lançamento do CD "Cantaremos Adriano", onde se reunem os seus maiores êxitos, e dois inéditos.


Discografia

1960 – “Noites de Coimbra”

1961 –“ Balada do Estudante” (Balada do Estudante)

-“ Fados de Coimbra”

1962 – “Fados de Coimbra” (Senhora, partem tão tristes)

1963 – “Trova do vento que passa” (Trova do vento que passa – Capa negra, rosa negra – Trova do amor lusíada)

1964 – “Adriano Correia de Oliveira” (Lira – Canção da Beira Baixa)

- “Menina dos olhos tristes” (Menina dos olhos tristes – Canção com lágrimas – Canção do soldado)

1967 – “Elegia”

“Adriano Correia de Oliveira” (Margem Sul – Para que quero eu olhos)

1968 – “Adriano Correia de Oliveira” (Exílio)

- “Rosa de sangue” (Pedro soldado)

1969 – “O canto e as armas” (As mãos – A batalha de Alcácer Quibir)

1970 – “Cantaremos” (Canção com lágrimas – Fala do homem nascido)

1971 – “Trova do vento que passa nº. 2” (E a carne se fez verbo)

- “Cantar de emigração” (Fala do homem nascido)

domingo, 7 de outubro de 2007

"Time out"


Lisboa tem finalmente a sua “Time Out”, como Londres, Paris e outras grandes cidades.

Era uma revista necessária e lê-se com um agrado acrescentado, pois não se limita a enumerar os muitos acontecimentos que a nossa cidade tem para oferecer semanalmente; opina, aconselha e descobre pequenas e interessantes coisas que, de outra forma, nos escapariam à atenção.

Curiosamente, fiquei muito satisfeito ao ver no segundo número que foi considerada a carta da semana, aquela que foi enviada pelo amigo Luís Galego, que leio com enorme prazer, sempre que ele actualiza o seu “Infinito pessoal”.

Habituado como estou ao seu estilo inconfundível de nos mostrar uma vasta cultura sem contornos intelectuais, que toda a gente aprecia, quase não era preciso ler o seu nome para reconhecer o autor da carta.

Porque o Luís passou há poucos dias por momentos menos bons, não encontro melhor forma de lhe mostrar toda a minha solidariedade, e também um imenso agradecimento pelos textos que connosco compartilha no seu blog, do que trancrever, na íntegra a referida carta.


«De um minuto para o outro atravessei museus e colecções, deslumbrei-me com “As Tentações de Boch”, descobri arte arriscada na galeria Zé dos Bois, apurei ouvidos com as vozes mais atraentes, dancei até ser dia no Jamaica e até cortei o cabelo com uma taça de champanhe na mão. Espreitei antiquários e designers, fitei a cómoda onde nasceu Alberto Caeiro, encontrei velhas histórias num alfarrabista, entrei em livrarias para perceber melhor a morte de Theo Van Gogh, descasquei cebolas com a ajuda de Gunter Grass, enchi a dispensa com mimos da DeliDeluxe e mesmo em cima da hora estreei-me com o construtor de Ibsen, o príncipe Luís Miguel Cintra, a reinar ali na Cornucópia, onde o melhor teatro acontece. Espreguicei-me ao sol nos Meninos do Rio, sentei-me à sombra das oliveiras no jardim do CCB, contemplei o Sol descer sobre a cidade no Bairro Alto Hotel, experimentei fado vadio na Tasca do Chico e ainda tive tempo para rir com os melhores “sketches” dos Monty Python, em versão lusa. E não deixei de agendar um curso de cozinha, para o meu filho, com o mestre Sobral e de oferecer uma flor, não uma margarida ou uma gerbéria, mas uma rosa vinda de longe, onde a simplicidade faz a sofisticação. De um momento para o outro, apercebi-me que não estava em Londres, nem em nenhuma outra time out city, estava em Lisboa. A Time Out ali mesmo num quiosque perto de mim.»