e, umas centenas de anos depois, transferido para a Accademia através de carris de uma momentânea via férrea. A Rainha Vitória atravessou esta piazza numa carruagem. Aqui ocorreram tumultos, foi derramado sangue em quantidade e, na varanda do Palazzo Vecchio, em 1938, Hitler apertou a mão a Mussolini enquanto os Camisas Negras cantavam.
Hoje, algas verdes cobrem a barriga das pernas de Neptuno. As algas são o pé de atleta da história. A piazza é o chuveiro dos tempos, onde deuses e heróis se expõem nus, ostentam genitais de dimensões excessivas, se gabam de conquistas e exibem troféus. Não é um lugar para mulheres. As mulheres ocultas na estatuária figuram ali como fantasmas da histeria ou do desejo masculinos. Polixena e as Sabinas, sendo violadas, calcificam a fanfarronice sexual. Judite, agarrando Holoferne para lhe cortar a cabeça, calcifica o terror sexual. Tal como os avisos das mães, uma fila de Virtudes reduz-se à sombra da Loggia, ignorada. Uma Hermes, metade humana, metade árvore é a menina bonita da piazza. A sua folha de figueira preta atrai a si todas as atenções, qual ponto de fuga, a sua evasão à luxúria incitando aquilo que procura repelir.
À noite a impressão é ainda mais forte. Tochas assinalando o friso recortado do Palazzo Vecchio conferem às pedras um esplendor brilhante, como se a luz as fizesse derreter. A esta hora, a vista de Neptuno, a sua humidade escorregadia e branca bastam para fazer crescer água na boca. Olhando para ele, percebemos enfim por que os escultores lutavam por blocos de mármore branco de Carrara. Apetece-nos tirar os sapatos, patinhar pela fonte e raspar as algas verdes nos seus flancos com as unhas."
Este é um texto inserido no livro de David Leavitt - “Florença, Um Caso Delicado”, em que o autor descreve com minúcia o conjunto escultórico de uma das mais belas praças do mundo: a Piazza della Signoria, coração da mais bela das cidades italianas – Florença. O livro consagra muitas das suas páginas, não só à descrição dos principais locais da cidade, como o Duomo, a ponte sobre o Arno, a igreja de Santa Maria Novella, a Accademia, o Palácio Pitti e os Jardins de Boboli, como também a vida de tantos artistas e principalmente escritores ingleses que escolheram Florença para viver entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.
Sendo Florença uma cidade que já visitei várias vezes, e sempre com crescente admiração, cabe-lhe a honra de inaugurar uma nova rubrica neste blog, sobre cidades que me fascinaram.